Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41871
Type: | TCC |
Title: | Ação do psicopedagogo numa perspectiva de escola inclusiva |
Authors: | Fonseca, Eveline Marques da |
Advisor: | Ferreira, Gláucia Maria de Menezes |
Keywords: | Psicopedagogia;Desenvolvimento de ensino e aprendizagem;Aprendizagem |
Issue Date: | 2005 |
Citation: | FONSECA, Eveline Marques da. Ação do psicopedagogo numa perspectiva de escola inclusiva. 2005. 52f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2005. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O presente trabalho focaliza o psicopedagogo numa perspectiva de escola inclusiva. Discute a problemática da educação inclusiva numa perspectiva psicopedagógica, visando destacar a carência às condições básicas de aprendizagem em alunos com necessidades educacionais especiais, geralmente excluídos do contexto escolar. O trabalho se preocupou em mostrar como o psicopedagogo exerce o papel de intervenção no processo em alunos com necessidades, sejam também temporárias ou definitivas, com diferentes modalidades de intervenção em parceria com a escola, contribuindo para minimizar as dificuldades enfrentadas no desenvolvimento de ensino e aprendizagem centrando na aprendizagem dos alunos com necessidades educacionais especiais, atribuindo proposta inclusiva, que os estimule a superar os problemas neste processo de forma gradual e dinâmica adotando formas de intervenção de acordo com as necessidades e habilidades de cada indivíduo. Essa proposta implica, necessariamente, que a psicopedagogia, em sua prática interventiva na escola inclusiva, trabalha identificando as necessidades individuais e sociais com posicionamento diante do processo de aprendizagem, orientados por concepções e práticas pedagógicas que atendem à diversidade humana, suprindo a necessidade da integração, no desenvolvimento de aprendizagem com intervenções psicopedagógicas proporcionando aos alunos com necessidades educacionais especiais, uma contribuição mais objetiva e concreta no que se refere à realidade. São constituídos meios de trabalho desenvolvidos em sala de aula e extra sala, com o objetivo de desenvolver todas as oportunidades possíveis para a aquisição de conhecimentos, informações e habilidades básicas. O psicopedagogo contribui com uma visão integrada de aprendizagem, possibilitando melhores condições para detectar com clareza os problemas de aprendizagem dos alunos, atendendo-os em suas necessidades e para sua permanência no contexto escolar. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41871 |
Appears in Collections: | EPP - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2005_tcc_emfonseca.pdf | 249,91 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.