Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41870
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAgrello, Marisa Pascarelli-
dc.contributor.authorPinheiro, Cristina Cláudia Tabosa-
dc.date.accessioned2019-05-22T13:11:56Z-
dc.date.available2019-05-22T13:11:56Z-
dc.date.issued2005-
dc.identifier.citationPINHEIRO, Cristina Cláudia Tabosa. Intervenção psicopedagógica no processo da leitura. 2005. 71f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2005.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41870-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectProcesso de leiturapt_BR
dc.subjectIntervenção psicopedagógicapt_BR
dc.subjectProcesso de ensino aprendizagempt_BR
dc.titleIntervenção psicopedagógica no processo da leiturapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho tem como objetivo fazer uma apreciação sobre a Intervenção Psicopedagógica no Processo de Leitura sob uma ótica atual, partindo de estudos de uma representação de autores especializados neste tema. Neste aspecto a fundamentação teórica do estudo proposto se firma em comentários de autores como Feil, Ferreiro e Teberotzky, Condemarin, Freire, entre outros. Estruturado em três capítulos o trabalho mostra concepções concernentes ao conceito de leitura, a importância do ato de ler e, como não poderia deixar de ressaltar, expõe considerações sobre as dificuldades pertinentes ao processo de aprendizagem da leitura, vindo ainda a estabelecer relação entre o fator dificuldade em desenvolvimento da leitura e o fracasso escolar, visto que, diante da não aprendizagem da leitura o aluno se vê frente a possibilidade de ingressar num amplo processo de não capitação dos conhecimentos necessários para o melhor desenvolvimento do seu nível de conhecimento que levará ao desestímulo com a leitura e daí o distanciamento com o aprendizado. Nesta esfera é que se faz hoje por demais precisa e significativa a intervenção da psicopedagogia no processo de leitura, pois mediante esta é possível, a partir da prática de métodos e estratégias poder vir a superar as dificuldades apresentadas pelo aprendiz. Tomando como suporte os comentários e concepções dos autores listados ao longo dos capítulos que dão estrutura ao presente trabalho é possível observar que a intervenção psicopedagógica mediante o uso de técnicas e uma metodologia adequada poderá superar as dificuldades apresentada pelo aprendiz no que diz respeito à aquisição e desenvolvimento da leitura.pt_BR
Appears in Collections:EPP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2005_tcc_cctpinheiro.pdf453,82 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.