Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41859
Type: | TCC |
Title: | Intervenção psicopedagógica em projetos sociais através do lúdico |
Authors: | Silva, Maria José Gurgel da |
Advisor: | Agrello, Marisa Pascarelli |
Keywords: | Educação Infantil;Processo ensino-aprendizagem;Brinquedoteca |
Issue Date: | 2005 |
Citation: | SILVA, Maria José Gurgel da. Intervenção psicopedagógica em projetos sociais através do lúdico. 2005. 59f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2005. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Esta monografia foi elaborada com a finalidade de intervir, refletir e verificar o real significado do lúdico e sua importância no desenvolvimento infantil, estabelecendo a relação com uma intervenção psicopedagógica realizada em um projeto social com crianças carentes, visando proporcionar o desenvolvimento pessoal, afetivo, social, cognitivo e cultural, através de uma aprendizagem significativa e prazerosa. Para tanto procura -se não só conceituar o brincar como também determinar o significado e a função social do brinquedo e a mensagem transmitida por ele, como característica primordial na construção e pleno desenvolvimento das potencialidades infantis. A pesquisa foi subsidiada teoricamente nos trabalhos de autores estudiosos do assunto como Winnicott e Vygotsky dentre outros que definem a ludicidade como fonte de vida e suas relações com a aprendizagem. A metodologia utilizada foi a da pesquisa -ação fundamentada por uma intervenção como caminho possível para auxiliar os educandos nos aspectos que apresentaram dificuldades. A pesquisa reflete sobre a execução de um projeto temático iniciado com a intervenção psicopedagógica, que teve duração de seis meses, sendo norteado por vivências lúdicas, dinâmicas de integração, estimulação das crianças, atra vés da confecção de brinquedos com sucatas, de brincadeiras, jogos, oficinas de leitura e dramatizações. A observação, frente às atividades propostas por meio do lúdico, revelou um progresso relevante na sociabilidade, afeição, criatividade, motivação e cognição. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41859 |
Appears in Collections: | EPP - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2005_tcc_mjgsilva.pdf | 2,47 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.