Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41856
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Agrello, Marisa Pascarelli | - |
dc.contributor.author | Jerônimo, Izabel Cristina | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-22T11:45:24Z | - |
dc.date.available | 2019-05-22T11:45:24Z | - |
dc.date.issued | 2005 | - |
dc.identifier.citation | JERÔNIMO, Izabel Cristina. Diagnóstico psicopedagógico em crianças do ensino fundamental. 2005. 73f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2005. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41856 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Avaliação da aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Processo ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Lei de Diretrizes e Bases da Educação – LDB | pt_BR |
dc.title | Diagnóstico psicopedagógico em crianças do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A pesquisa foi feita fundamentada em várias obras de autores reconhecidamente renomados. Este trabalho intitulado “Diagnóstico Psicopedagógico em Crianças do Ensino Fundamental”, segue o ensinamento contextualizado desses autores sobre educação. Faz-se primeiramente uma análise crítica desde a primeira forma de educação, oferecida pelos jesuítas, passando pelas Leis de Diretrizes e Bases até os Parâmetros Curriculares Nacionais. Coloca-se em evidência o papel da Psicopedagogia Clínica, Institucional e Preventiva como conhecimento emergente para atender o chamamento na busca de solucionar ou amenizar a situação periclitante porque passa a educação brasileira, onde vive um alastramento de fracasso escolar. Evidencia-se, como ferramenta básica de atuação do psicopedagogo, o diagnóstico – análise, avaliação e tratamento. Alguns autores se clarificaram pela relevância de seus ensinamentos o que se justifica o emprego da Epistemologia Convergente, dando a mesma consistência e confiabilidade, com todas suas etapas processuais até a devolutiva. Chama-se a atenção desta última etapa com especial execução, vista esta ser a linha de ligação de confiança entre o psicopedagogo, os pais ou responsáveis e a criança. Afirma-se a importância da entidade formadora de opinião e de onde a criança recebe a primeira educação: a família, sendo esta parceira indispensável na tarefa de bem educar a criança. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EPP - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2005_tcc_icjeronimo.pdf | 807,75 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.