Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41831
Tipo: | TCC |
Título: | Participação dos contextos de desenvolvimento na aprendizagem |
Autor(es): | Pinto, Cintya Rachel Brito |
Orientador: | Ferreira, Gláucia Maria de Menezes |
Palavras-chave: | Avaliação da aprendizagem;Processo ensino-aprendizagem;Desenvolvimento |
Data do documento: | 2005 |
Citação: | PINTO, Cintya Rachel Brito. Participação dos contextos de desenvolvimento na aprendizagem. 2005. 56f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2005. |
Resumo: | Essa monografia discute a relação que os diversos contextos de desenvolvimento, cognitivo, afetivo e social, têm com a aprendizagem. O trabalho apresenta a importância da parceria família-escola no processo de aprendizado do educando. Retrata, também, que a família, como primeiro contexto de educação, recebe total credibilidade, moldando novas possibilidades nos caminhos da integração humana tanto nos processos de ensino quanto nos de relacionamento, representando, assim, a instituição que detém melhores condições para orientar. E, finalmente, propõe uma reflexão sobre as dificuldades de aprendizagem e seu condicionamento às relações que se desenvolvem no seio familiar. Aborda aspectos importantes como o modelo sistêmico de se entender as dificuldades de aprendizagem, a importância da estrutura familiar, o relacionamento entre pais e filhos, as habilidades e competências sociais. Ressalta ainda as considerações de Vygotsky, Piaget, Maldonado e muitos outros estudiosos, permitindo ampliar a compreensão sobre a aprendizagem e particularmente, sobre os contextos de desenvolvimento. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41831 |
Aparece nas coleções: | EPP - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2005_tcc_crbpinto.pdf | 386,5 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.