Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41823
Tipo: TCC
Título: Desenvolvendo capacidades de aprendizagens em crianças utilizando o lúdico
Autor(es): Silva, Andreza Rezende
Orientador: Agrello, Marisa Pascarelli
Palavras-chave: Educação;Ludicidade;Prática docente na educação infantil;Brincadeiras
Data do documento: 2005
Citação: SILVA, Andreza Rezende. Desenvolvendo capacidades de aprendizagens em crianças utilizando o lúdico. 2005. 51f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2005.
Resumo: Essa monografia tem como objetivo evidenciar a importância do lúdico no processo de aprendizagem da criança, tendo em vista, que a vontade de aprender, o desejo em buscar e realizar a construção do conhecimento pode ser resgatado através dos jogos e brincadeiras em sua dimensão afetiva e social. É por intermédio dos jogos e brincadeiras que a criança adquire a primeira representação do mundo fazendo parte das relações sociais, desenvolvendo um senso de iniciativa e auxilio mútuo. Brincando e jogando, a criança reproduz a sua vivência, transformando o real de acordo com seus desejos e interesses. O desenvolvimento infantil exige um brincar específico para cada idade. Pois existe uma função de desenvolvimento afetivo, visual, tátil, auditivo, linguagem, motor, espaço e tempo muito singular. Foi enfatizado neste trabalho os diversos aspectos que contribuem para o desenvolvimento da criança no processo de aprendizagem, bem como, o papel do professor e da Psicopedagogia, no sentido de superar as dificuldades existente no contexto escolar.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41823
Aparece nas coleções:EPP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2005_tcc_arsilva.pdf299,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.