Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41727
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorReinaldo, Gabriela Frota-
dc.contributor.authorOliveira, Antonia Marília dos Santos-
dc.date.accessioned2019-05-16T14:56:30Z-
dc.date.available2019-05-16T14:56:30Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Antonia Marília dos Santos. Ficcionar histórias reais: autobiografia, imagem e palavra na obra de Sophie Calle. 2019. 117f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Instituto de Cultura e Arte, Programa de Pós-graduação em Comunicação Social, Fortaleza (CE), 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41727-
dc.description.abstractFiccionar Historias Reales: autobiografía, imagen y palabra en la obra de Sophie Calle es una investigación que escava el libro Historias Reales, el único de Sophie Calle publicado en Brasil. La investigación parte de las narrativas del libro para discutir las categorías de imagen y palabra para la construcción de narrativas autobiográficas, considerando también algunas cuestiones sobre ritual, repetición, dispositivo, experiencia y pasado. Los estudios aquí tratados toman los escritos de Jacques Rancière, Michael Foucault, Didi-Huberman y Walter Benjamin, principalmente, para la discusión de las categorías tratadas en la poética de Sophie Calle. Inspirada por el concepto de escritura mimética en Walter Benjamin, parto del mínimo de las narrativas para encadenar los conceptos de escritura de sí, la revolución estética de las artes y el espacio autobiográfico, de Leonor Arfuch. Junto al recorrido teórico de estudios, presento el libro de artista Todos son felices en las fotografías, pieza artística semejante a un álbum, que relaciona fotografías de una mujer desconocida, en la década de 1940, a frases comúnmente escuchadas en relaciones asimétricas. Las imágenes de esta mujer fueron retiradas de mi colección personal de fotografías de anónimos, generalmente adquiridas en ferias de antigüedades o encontradas en la basura. Dividiendo con esas imágenes el espacio de la página están las frases mecanografiadas, apuntando a espacios de significación que están antes y después del clic fotográfico. De este modo, hago simultáneamente estudios teóricos y prácticos acerca de la relación entre fotografía y palabra en la composición de narrativas, trabajando las categorías de estudio en mi trabajo como artista visual y como investigadora.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectSophie Callept_BR
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectAutobiografiapt_BR
dc.subjectArtept_BR
dc.titleFiccionar histórias reais: autobiografia, imagem e palavra na obra de Sophile Callept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrFiccionar Histórias Reais: autobiografia, imagem e palavra na obra de Sophie Calle é uma pesquisa que escava o livro Histórias Reais, o único de Sophie Calle publicado no Brasil. A pesquisa parte das narrativas do livro para discutir as categorias de imagem e palavra para construção de narrativas autobiográficas, considerando também algumas questões sobre ritual, repetição, dispositivo, experiência e passado. Os estudos aqui tratados tomam os escritos de Jacques Rancière, Michael Foucault, Didi-Huberman e Walter Benjamin, principalmente, para discussão das categorias tratadas na poética de Sophie Calle. Inspirada pelo conceito de escrita mimética em Walter Benjamin, parto do mínimo das narrativas para encadear os conceitos de escrita de si, a revolução estética das artes e espaço autobiográfico, de Leonor Arfuch. Junto ao percurso teórico de estudos, apresento o livro de artista Todos são felizes nas fotografias, peça artística assemelhada a um álbum, que relaciona fotografias de uma mulher desconhecida, na década de 1940, a frases comumente ouvidas em relacionamentos assimétricos. As imagens desta mulher foram retiradas de minha coleção pessoal de fotografias de anônimos, geralmente adquiridas em feiras de antiguidades ou encontradas no lixo. Dividindo com essas imagens o espaço da página estão as frases datilografadas, apontando para espaços de significação que estão antes e depois do clique fotográfico. Deste modo, teço simultaneamente estudos teóricos e práticos acerca da relação entre fotografia e palavra na composição de narrativas, trabalhando as categorias de estudo em meu trabalho como artista visual e como pesquisadora.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGCOM - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_dis_amsoliveira.pdf3,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.