Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41695
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Adriana Conceição dos | - |
dc.contributor.author | Soares, Emanoel Luís Roque | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-15T18:31:03Z | - |
dc.date.available | 2019-05-15T18:31:03Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Adriana Conceição dos; SOARES, Emanoel Luís Roque. O ensino de filosofia no Brasil: algumas reflexões. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS – SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2014. p. 1295-1304. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-85-8126-065-5 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41695 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | IMPRECE | pt_BR |
dc.subject | Filosofia no Brasil | pt_BR |
dc.subject | Filosofia no ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Professor | pt_BR |
dc.subject | Contemporaneidade | pt_BR |
dc.title | O ensino de filosofia no Brasil: algumas reflexões | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O ensino pode nos ajudar na construção cidadã dando significado ao mundo, e uma busca profunda do sujeito crítico e reflexivo. È observável desde os tempos remotos o ato de instruir os indivíduos, a exemplo, os ensinamentos de auto-sobrevivência, de modo informal que era ensinado pelos familiares por meio, da observação e da prática. Os sofistas, por exemplo, começaram a usar métodos que contemporaneamente nos auxiliam á prática educativa. Pensar assim no ensino de Filosofia no Brasil requer contextualizar a história da filosofia no Brasil sobre tudo porque aborda uma época de mudanças culturais, econômicas e política no país. A pesquisa é importante para compreender o ensino de filosofia para educação brasileira, de modo que instigue a atenção dos leitores sobre o pensar filosófico, o retorno da disciplina no ensino médio, o professor na sala de aula nos dias atuais e também sua importância para contemporaneidade. Desse modo o presente artigo tem por objetivo, abordar temas que trate do ensino de Filosofia no Brasil assim como sua desvalorização paralela a educação na atualidade. [...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_eve_acsantoselrsoares.pdf | 3,92 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.