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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAndrade, Francisco Ari de-
dc.contributor.authorViana Filho, Marcizo Veimar Cordeiro-
dc.date.accessioned2019-05-13T13:16:13Z-
dc.date.available2019-05-13T13:16:13Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationVIANA FILHO, Marcizo Veimar Cordeiro. A organização e a expansão do ensino primário no Brasil sob o enfoque das leis orgânicas do ensino (1937-1946). 2010. 104f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Docência do Ensino Superior, Fortaleza (CE), 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41603-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectHistória da Educaçãopt_BR
dc.subjectReforma Capanemapt_BR
dc.subjectEnsino Primário no Brasilpt_BR
dc.titleA organização e a expansão do ensino primário no Brasil sob o enfoque das leis orgânicas do ensino (1937-1946)pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta monografia tem como objetivo analisar a organização e expansão do ensino primário no Brasil. Esta não se processou de modo constante e uniforme na história da educação brasileira. A partir dos anos 30, com a ascensão de Vargas ao Poder, e posteriormente, a criação do Ministério da Educação e Saúde Pública a Educação Nacional tomou outra configuração. Entretanto, é no Estado Novo, ou mais especificamente, com a Reforma Capanema e as Leis Orgânicas do Ensino que a estrutura educacional brasileira toma outra consistência. Haja vista que o ensino primário da Colônia ao Império, esteve praticamente abandonado. Na primeira república as tentativas de reforma nesse nível de ensino foram locais ou regionais. É com o Estado Novo que encontramos uma preocupação a nível nacional por parte do Governo Federal. Dentre as leis orgânicas, devemos destacar a Lei Orgânica do Ensino Primário - Decreto – LEI n. 8.529 – 02/01/ 1946 que regulamentou e deu nova funcionalidade social as séries iniciais. E nesse contexto, encontramos a Expansão da Rede Escolar do Ensino primário no Brasil. O período compreendido entre 1930 – 1945 é de franca expansão da rede. O ensino primário atravessou uma fase de grande atividade, caracterizada por construções de prédios, melhor aparelhamento, uma legislação específica e um crescimento progressivo das matrículas.pt_BR
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