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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorTrompieri Filho, Nicolino-
dc.contributor.authorPereira, Fabiano Santos-
dc.date.accessioned2019-05-13T12:33:29Z-
dc.date.available2019-05-13T12:33:29Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationPEREIRA, Fabiano Santos. Políticas públicas e educação superior: os desafios das instituições de ensino superior no cenário do século XXI. 2010. 47f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Docência do Ensino Superior, Fortaleza (CE), 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41593-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectHistória da Educação Superiorpt_BR
dc.subjectLei de Diretrizes e Bases da Educação Nacionalpt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.titlePolíticas públicas e educação superior: os desafios das instituições de ensino superior no cenário do século XXIpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA pesquisa, políticas públicas e educação superior: os desafios das instituições de ensino superior no cenário do século XXI, propicia a visão sobre a realidade da gestão e política da educação superior no âmbito nacional. O referencial teórico fundamenta-se nas teorias do contexto histórico da educação superior no Brasil; o estudo das leis, planos e decretos referente à educação superior; o cenário da universidade e educação superior no século XXI e as políticas públicas do Governo Federal. A pesquisa enfoca a educação superior como o instrumento fundamental para o desenvolvimento intelectual e moral do indivíduo. O estudo denúncia que a política do desenvolvimento de mercado e econômico e a sociedade do conhecimento estão transformando a missão fundamental da universidade brasileira. Nesta perspectiva, segundo a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior - CAPES (2008), a responsabilidade social da educação superior consiste em produzir e socializar conhecimentos científicos, mas também valor social e formativo. É necessária políticas públicas condizente na promoção, educação e emancipação humana e não apenas no capital de mercado. Esta pesquisa conclui que a educação superior desde 1920 até os dias atuais apresenta mudanças e transformações na criação, no funcionamento; na institucionalização da produção intelectual; na qualidade dos cursos e na formação superior oferecida a comunidade acadêmica.pt_BR
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