Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41593
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Trompieri Filho, Nicolino | - |
dc.contributor.author | Pereira, Fabiano Santos | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-13T12:33:29Z | - |
dc.date.available | 2019-05-13T12:33:29Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.citation | PEREIRA, Fabiano Santos. Políticas públicas e educação superior: os desafios das instituições de ensino superior no cenário do século XXI. 2010. 47f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Docência do Ensino Superior, Fortaleza (CE), 2010. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41593 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | História da Educação Superior | pt_BR |
dc.subject | Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional | pt_BR |
dc.subject | Políticas públicas | pt_BR |
dc.title | Políticas públicas e educação superior: os desafios das instituições de ensino superior no cenário do século XXI | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A pesquisa, políticas públicas e educação superior: os desafios das instituições de ensino superior no cenário do século XXI, propicia a visão sobre a realidade da gestão e política da educação superior no âmbito nacional. O referencial teórico fundamenta-se nas teorias do contexto histórico da educação superior no Brasil; o estudo das leis, planos e decretos referente à educação superior; o cenário da universidade e educação superior no século XXI e as políticas públicas do Governo Federal. A pesquisa enfoca a educação superior como o instrumento fundamental para o desenvolvimento intelectual e moral do indivíduo. O estudo denúncia que a política do desenvolvimento de mercado e econômico e a sociedade do conhecimento estão transformando a missão fundamental da universidade brasileira. Nesta perspectiva, segundo a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior - CAPES (2008), a responsabilidade social da educação superior consiste em produzir e socializar conhecimentos científicos, mas também valor social e formativo. É necessária políticas públicas condizente na promoção, educação e emancipação humana e não apenas no capital de mercado. Esta pesquisa conclui que a educação superior desde 1920 até os dias atuais apresenta mudanças e transformações na criação, no funcionamento; na institucionalização da produção intelectual; na qualidade dos cursos e na formação superior oferecida a comunidade acadêmica. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EDES - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2010_tcc_fspereira.pdf | 108,24 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.