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dc.contributor.advisorFerreira, Gláucia Maria de Menezes-
dc.contributor.authorCrisóstomo, Elayne Lins-
dc.date.accessioned2019-05-13T12:31:35Z-
dc.date.available2019-05-13T12:31:35Z-
dc.date.issued2010-
dc.identifier.citationCRISÓSTOMO, Elayne Lins. Afetividade e suas implicações no processo de ensino aprendizagem. 2010. 62f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Docência do Ensino Superior, Fortaleza (CE), 2010.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41591-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectProcesso ensino aprendizagempt_BR
dc.subjectAfetividadept_BR
dc.subjectPedagogia Emocionalpt_BR
dc.titleAfetividade e suas implicações no processo de ensino aprendizagempt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho tem como objetivo analisar a importância da afetividade no processo de ensino-aprendizagem. Apresenta as teorias de aprendizagem de Piaget, Vygotsky e Wallon, correlacionando-as com o desenvolvimento da afetividade e sua influência na aprendizagem. Contudo, os conceitos de aprendizagem modernos não fazem a dicotomia entre cérebro (cognição) e corpo (organismo) e inserem a motivação e o desejo como instrumentos de apropriação da inteligência. As variadas abordagens atribuem à afetividade cogente valor para o desenvolvimento psíquico do ser humano. Os vínculos emocionais que se formam desde o nascimento influenciam na construção da personalidade, do autoconceito e da auto-estima do sujeito, propiciando-lhe ferramentas necessárias à aquisição da aprendizagem e sua conservação. O trabalho também aborda a inteligência emocional. A metodologia de pesquisa utilizada para o desenvolvimento do trabalho foi a bibliográfica, através de reflexões por parte de professores, psicólogos e demais especialistas na área da educação, que discutem a afetividade. Os principais autores que fundamentaram essa pesquisa foram: Wallon, Vygotsky, Piaget, Goleman e Chabot. Percebe-se com a realização do trabalho que é necessário que os educadores estejam conscientes da importância da criança para o futuro da sociedade, e de que por meio da afetividade ela percebe as próprias aptidões de ir além, vencer desafios, fortalecer sua auto-estima, ter base emocional de relacionamentos intrapessoais e interpessoais, testarem confiabilidade das normas e valores, e que por isso, pais e educadores devem buscar ensinar-lhes com afeto.pt_BR
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