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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41591
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Ferreira, Gláucia Maria de Menezes | - |
dc.contributor.author | Crisóstomo, Elayne Lins | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-13T12:31:35Z | - |
dc.date.available | 2019-05-13T12:31:35Z | - |
dc.date.issued | 2010 | - |
dc.identifier.citation | CRISÓSTOMO, Elayne Lins. Afetividade e suas implicações no processo de ensino aprendizagem. 2010. 62f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Docência do Ensino Superior, Fortaleza (CE), 2010. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41591 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Processo ensino aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Afetividade | pt_BR |
dc.subject | Pedagogia Emocional | pt_BR |
dc.title | Afetividade e suas implicações no processo de ensino aprendizagem | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente trabalho tem como objetivo analisar a importância da afetividade no processo de ensino-aprendizagem. Apresenta as teorias de aprendizagem de Piaget, Vygotsky e Wallon, correlacionando-as com o desenvolvimento da afetividade e sua influência na aprendizagem. Contudo, os conceitos de aprendizagem modernos não fazem a dicotomia entre cérebro (cognição) e corpo (organismo) e inserem a motivação e o desejo como instrumentos de apropriação da inteligência. As variadas abordagens atribuem à afetividade cogente valor para o desenvolvimento psíquico do ser humano. Os vínculos emocionais que se formam desde o nascimento influenciam na construção da personalidade, do autoconceito e da auto-estima do sujeito, propiciando-lhe ferramentas necessárias à aquisição da aprendizagem e sua conservação. O trabalho também aborda a inteligência emocional. A metodologia de pesquisa utilizada para o desenvolvimento do trabalho foi a bibliográfica, através de reflexões por parte de professores, psicólogos e demais especialistas na área da educação, que discutem a afetividade. Os principais autores que fundamentaram essa pesquisa foram: Wallon, Vygotsky, Piaget, Goleman e Chabot. Percebe-se com a realização do trabalho que é necessário que os educadores estejam conscientes da importância da criança para o futuro da sociedade, e de que por meio da afetividade ela percebe as próprias aptidões de ir além, vencer desafios, fortalecer sua auto-estima, ter base emocional de relacionamentos intrapessoais e interpessoais, testarem confiabilidade das normas e valores, e que por isso, pais e educadores devem buscar ensinar-lhes com afeto. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EDES - Monografias |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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