Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41578
Tipo: | TCC |
Título: | A pesquisa na formação do professor do ensino superior |
Autor(es): | Rufino, Geane Nunes |
Orientador: | Ferreira, Gláucia Maria de Menezes |
Palavras-chave: | Docência;Formação do professor;Identidade e pesquisa |
Data do documento: | 2012 |
Citação: | RUFINO, Geane Nunes. A pesquisa na formação do professor do ensino superior. 2012. 33f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Docência do Ensino Superior, Fortaleza (CE), 2012. |
Resumo: | Desenvolve-se a presente discussão sobre a inserção do novo papel do docente, bem como seu mérito como agente de mudanças em razão dos conflitos e da complexidade do processo. O estudo baseia-se em uma revisão teórica dos conceitos de docência, formação do professor, perfil docente e pesquisa trazendo importantes reflexões sobre o que é considerado pertinente das atividades que contribuem para a formação do docente de ensino superior. Fundamentando-se na importância da pesquisa como caminho crucial para criar medidas que melhorem o ensino, e a formação docente enfatiza-se a relevância da pesquisa como processo formativo e de autoconhecimento do docente. A questão central é o que se espera do professor pesquisador do ensino superior que vai trabalhar em universidades ou em instituições do ensino superior sob o ponto de vista das políticas públicas atuais e até que ponto sua participação poderá impactar na construção de sua identidade e ou até na sua formação. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41578 |
Aparece nas coleções: | EDES - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2012_tcc_gnrufino.pdf | 134,66 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.