Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41578
Tipo: TCC
Título: A pesquisa na formação do professor do ensino superior
Autor(es): Rufino, Geane Nunes
Orientador: Ferreira, Gláucia Maria de Menezes
Palavras-chave: Docência;Formação do professor;Identidade e pesquisa
Data do documento: 2012
Citação: RUFINO, Geane Nunes. A pesquisa na formação do professor do ensino superior. 2012. 33f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Docência do Ensino Superior, Fortaleza (CE), 2012.
Resumo: Desenvolve-se a presente discussão sobre a inserção do novo papel do docente, bem como seu mérito como agente de mudanças em razão dos conflitos e da complexidade do processo. O estudo baseia-se em uma revisão teórica dos conceitos de docência, formação do professor, perfil docente e pesquisa trazendo importantes reflexões sobre o que é considerado pertinente das atividades que contribuem para a formação do docente de ensino superior. Fundamentando-se na importância da pesquisa como caminho crucial para criar medidas que melhorem o ensino, e a formação docente enfatiza-se a relevância da pesquisa como processo formativo e de autoconhecimento do docente. A questão central é o que se espera do professor pesquisador do ensino superior que vai trabalhar em universidades ou em instituições do ensino superior sob o ponto de vista das políticas públicas atuais e até que ponto sua participação poderá impactar na construção de sua identidade e ou até na sua formação.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41578
Aparece nas coleções:EDES - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_tcc_gnrufino.pdf134,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.