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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFerreira, Luiz Gonzaga Rebouças-
dc.contributor.authorCastelo Branco, Antônia Valdivino-
dc.date.accessioned2019-05-10T18:43:27Z-
dc.date.available2019-05-10T18:43:27Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationCASTELO BRANCO, Antônia Valdivino. Perfil do docente para o ensino superior do século XXI. 2012. 56f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Docência do Ensino Superior, Fortaleza (CE), 2012.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41573-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDocência no Ensino Superiorpt_BR
dc.subjectProcesso ensino-aprendizagempt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.titlePerfil do docente para o ensino superior do século XXIpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrNeste trabalho são analisadas as competências que devem nortear o trabalho do professor universitário, no século XXI, e a importância da formação continuada tanto no âmbito do ensino, quanto da pesquisa e da extensão, uma vez que os mesmos são indissociáveis. Seguindo essa proposta, o objetivo geral do estudo é analisar de que forma as inovações estão interferindo na qualificação profissional e atitude comportamental de professores universitários. A metodologia constitui-se de uma pesquisa bibliográfica com o intuito de proporcionar uma boa base teórica com procedimentos característicos de uma abordagem qualitativa. Concluiu-se que ao exercer a docência no ensino superior, no atual século, o professor precisa, além de dominar o conteúdo a ser ministrado, dispor de conhecimentos teóricos e didáticos, e acima de tudo, ser criativo, inovador para se beneficiar das novas tecnologias. O mais importante, no entanto, consiste em ser capaz de desenvolver com o aluno um relacionamento interpessoal afetivo e ético, como importante elemento para favorecer a aprendizagem. A pesquisa aponta ainda a necessidade de estabelecer uma ligação entre às potencialidades de cada indivíduo, seus sentimentos e necessidades e todo o processo de aprendizagem que envolve e vai além da simples exposição dos conteúdos programáticos.pt_BR
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