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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41573
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Ferreira, Luiz Gonzaga Rebouças | - |
dc.contributor.author | Castelo Branco, Antônia Valdivino | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-10T18:43:27Z | - |
dc.date.available | 2019-05-10T18:43:27Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.citation | CASTELO BRANCO, Antônia Valdivino. Perfil do docente para o ensino superior do século XXI. 2012. 56f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Docência do Ensino Superior, Fortaleza (CE), 2012. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41573 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Docência no Ensino Superior | pt_BR |
dc.subject | Processo ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Formação continuada | pt_BR |
dc.title | Perfil do docente para o ensino superior do século XXI | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Neste trabalho são analisadas as competências que devem nortear o trabalho do professor universitário, no século XXI, e a importância da formação continuada tanto no âmbito do ensino, quanto da pesquisa e da extensão, uma vez que os mesmos são indissociáveis. Seguindo essa proposta, o objetivo geral do estudo é analisar de que forma as inovações estão interferindo na qualificação profissional e atitude comportamental de professores universitários. A metodologia constitui-se de uma pesquisa bibliográfica com o intuito de proporcionar uma boa base teórica com procedimentos característicos de uma abordagem qualitativa. Concluiu-se que ao exercer a docência no ensino superior, no atual século, o professor precisa, além de dominar o conteúdo a ser ministrado, dispor de conhecimentos teóricos e didáticos, e acima de tudo, ser criativo, inovador para se beneficiar das novas tecnologias. O mais importante, no entanto, consiste em ser capaz de desenvolver com o aluno um relacionamento interpessoal afetivo e ético, como importante elemento para favorecer a aprendizagem. A pesquisa aponta ainda a necessidade de estabelecer uma ligação entre às potencialidades de cada indivíduo, seus sentimentos e necessidades e todo o processo de aprendizagem que envolve e vai além da simples exposição dos conteúdos programáticos. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EDES - Monografias |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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