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dc.contributor.authorSilva, Jaison Castro-
dc.date.accessioned2019-05-10T14:17:38Z-
dc.date.available2019-05-10T14:17:38Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationSILVA, Jaison Castro. A imagem transfigurada: Cinema Novo, realismo cinematográfico e a apropriação documental da realidade (1959-1963). In: CARVALHO, Daniel Alencar de; OLIVEIRA, Gilberto Gilvan Souza; BRAÚNA, José Dércio; ALMEIDA NETO, José Maria. (Orgs). Em torno da narrativa. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2019. p. 29-46pt_BR
dc.identifier.isbn978 85 420 1373 3-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41548-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherExpressão Gráfica e Editorapt_BR
dc.subjectCinema- Brasilpt_BR
dc.subjectEstudos cinematográficospt_BR
dc.subjectCinema Novopt_BR
dc.titleA imagem transfigurada: Cinema Novo, realismo cinematográfico e a apropriação documental da realidade (1959-1963)pt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrAs práticas de cinema no Brasil viviam uma situação ímpar na virada da década de 1950 para os anos 1960. Diante da segunda falência dos estúdios paulistas de produção, em 1959, o impulso nacionalista e a chegada de novos equipamentos ao país, além de uma crescente intervenção do Estado na área, o cinema nacional passava por uma fase de transformação identitária. Nesse ínterim, o cinema independente adquiria cada vez mais espaço, marcado tanto pelo embate entre “novos” e “velhos”, quanto por uma nova concepção de técnica e de abordagem da realidade. O Cinema novo surgia nesse cenário como movimento que seria marcado, em um primeiro momento, principalmente pela bandeira da oposição ao que se tinha realizado na década anterior em termos de cinema no Brasil. A missão do novo cinema, dessa maneira, seria reagir frente à derrocada das investidas industriais paulistas no modelo Vera Cruz, estabelecendo um modo de fazer cinema alternativo que combinasse o teor político, a denúncia social e as elevadas apostas formais e estéticas do cinema moderno mundial. [...]pt_BR
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