Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41520
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAraújo, Osmar Hélio Alves-
dc.contributor.authorPinheiro, Maria Nerice dos Santos-
dc.contributor.authorFialho, Lia Machado Fiuza-
dc.date.accessioned2019-05-09T13:28:52Z-
dc.date.available2019-05-09T13:28:52Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationARAÚJO, Osmar Hélio Alves; PINHEIRO, Maria Nerice dos Santos; FIALHO, Lia Machado Fiuza. Relato (auto) biográfico: solo fértil de história. In: ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 14., 17-19 set. 2015, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): EdUECE, 2015. p. 908-915. Tema: Centenário da Seca de 1915. História, educação e literatura.pt_BR
dc.identifier.issn2447 2085-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41520-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEdUECEpt_BR
dc.subjectRelato (auto) biográficopt_BR
dc.subjectBiografia-docentept_BR
dc.subjectReflação-docênciapt_BR
dc.titleRelato (auto) biográfico: solo fértil de históriapt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO ponto engenhoso para endereçar a questão em discussão, o relato (auto) biográfico como atividade formativa de professores, é o reconhecimento da guinada que o retrocitado instrumento confere a formação do referido profissional, pois assentar o professor em um movimento de indagação, reflexão, formação com esteio da elaboração de narrativas reflexivas sobre a própria história de vida pessoal e profissional, faz emergir um solo fértil para a tomada de consciência da própria história. Justifica-se, portanto, a necessidade da discussão ora materializada objetivando corroborar para a presença do relato (auto) biográfico como instrumento formativo no processo de formação dos professores, pois ele atribui significado as experiências vivenciadas, assim como contribui para o professor conhecer o solo embrionário do que é hoje e, em suma, experimentar, novamente, por meio da evocação, acontecimentos e situações indissociáveis do seu próprio processo de formação. [...]pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_eve_ohaaraujo.pdf13,52 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.