Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41520
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Araújo, Osmar Hélio Alves | - |
dc.contributor.author | Pinheiro, Maria Nerice dos Santos | - |
dc.contributor.author | Fialho, Lia Machado Fiuza | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-09T13:28:52Z | - |
dc.date.available | 2019-05-09T13:28:52Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | ARAÚJO, Osmar Hélio Alves; PINHEIRO, Maria Nerice dos Santos; FIALHO, Lia Machado Fiuza. Relato (auto) biográfico: solo fértil de história. In: ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 14., 17-19 set. 2015, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): EdUECE, 2015. p. 908-915. Tema: Centenário da Seca de 1915. História, educação e literatura. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2447 2085 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41520 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | EdUECE | pt_BR |
dc.subject | Relato (auto) biográfico | pt_BR |
dc.subject | Biografia-docente | pt_BR |
dc.subject | Reflação-docência | pt_BR |
dc.title | Relato (auto) biográfico: solo fértil de história | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O ponto engenhoso para endereçar a questão em discussão, o relato (auto) biográfico como atividade formativa de professores, é o reconhecimento da guinada que o retrocitado instrumento confere a formação do referido profissional, pois assentar o professor em um movimento de indagação, reflexão, formação com esteio da elaboração de narrativas reflexivas sobre a própria história de vida pessoal e profissional, faz emergir um solo fértil para a tomada de consciência da própria história. Justifica-se, portanto, a necessidade da discussão ora materializada objetivando corroborar para a presença do relato (auto) biográfico como instrumento formativo no processo de formação dos professores, pois ele atribui significado as experiências vivenciadas, assim como contribui para o professor conhecer o solo embrionário do que é hoje e, em suma, experimentar, novamente, por meio da evocação, acontecimentos e situações indissociáveis do seu próprio processo de formação. [...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_eve_ohaaraujo.pdf | 13,52 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.