Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41520
Type: | Artigo de Evento |
Title: | Relato (auto) biográfico: solo fértil de história |
Authors: | Araújo, Osmar Hélio Alves Pinheiro, Maria Nerice dos Santos Fialho, Lia Machado Fiuza |
Keywords: | Relato (auto) biográfico;Biografia-docente;Reflação-docência |
Issue Date: | 2015 |
Publisher: | EdUECE |
Citation: | ARAÚJO, Osmar Hélio Alves; PINHEIRO, Maria Nerice dos Santos; FIALHO, Lia Machado Fiuza. Relato (auto) biográfico: solo fértil de história. In: ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 14., 17-19 set. 2015, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): EdUECE, 2015. p. 908-915. Tema: Centenário da Seca de 1915. História, educação e literatura. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O ponto engenhoso para endereçar a questão em discussão, o relato (auto) biográfico como atividade formativa de professores, é o reconhecimento da guinada que o retrocitado instrumento confere a formação do referido profissional, pois assentar o professor em um movimento de indagação, reflexão, formação com esteio da elaboração de narrativas reflexivas sobre a própria história de vida pessoal e profissional, faz emergir um solo fértil para a tomada de consciência da própria história. Justifica-se, portanto, a necessidade da discussão ora materializada objetivando corroborar para a presença do relato (auto) biográfico como instrumento formativo no processo de formação dos professores, pois ele atribui significado as experiências vivenciadas, assim como contribui para o professor conhecer o solo embrionário do que é hoje e, em suma, experimentar, novamente, por meio da evocação, acontecimentos e situações indissociáveis do seu próprio processo de formação. [...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41520 |
ISSN: | 2447 2085 |
Appears in Collections: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2015_eve_ohaaraujo.pdf | 13,52 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.