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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41511
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | A importância da avaliação e treino de habilidades sociais para a formação docente |
Autor(es): | Souza, Rafael Britto de Lima, Carlos Henrique de |
Palavras-chave: | Relações interpessoais - Escola;Processo de Ensino-Aprendizagem;Processo de aprendizagem |
Data do documento: | 2015 |
Instituição/Editor/Publicador: | EdUECE |
Citação: | SOUZA, Rafael Britto de; LIMA, Carlos Henrique de. A importância da avaliação e treino de habilidades sociais para a formação docente. In: ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 14., 17-19 set. 2015, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): EdUECE, 2015. p. 725-731. Tema: Centenário da Seca de 1915. História, educação e literatura. |
Resumo: | A baixa qualidade das relações interpessoais dentro das escolas é contraproducente do ponto de vista da aprendizagem. Teoricamente é pacífico que os aspectos emocionais do sujeito influenciam no processo de aprendizagem. Em um estudo meta-analítico que investigou a efetividade de mais de 200 intervenções que visavam favorecer a aprendizagem sócio-afetiva, constatou-se um aumento de 11 pontos percentuais no desempenho acadêmico geral de alunos submetidos a estas intervenções (DURLAK et al. 2011). A melhoria no desempenho em habilidades sócio-afetivas é transferível para a área acadêmica em uma série de dimensões. Milicic e colaboradores (MILICIC et. al. 2013) apresentam um levantamento de vários estudos que comprovam a relação da aprendizagem sócio-emocional com outros indicadores acadêmicos tais como domínio de conteúdos e habilidade ledora (ASHDOWN; BERNARD, 2012; HAWKINS et al., 1999), motivação e compromisso (MALECKI; ELLIOT, 2002) e notas em avaliações padronizadas (BERGER et al., 2011; EXTREMERA; FERNÁNDEZ-BERROCAL, 2003; STIPEK; MILES, 2008) Na esteira das abordagens sócio-interacionistas e construtivistas, que constituem o paradigma dominante na area educacional brasileira, o professor é caracterizado como um mediador da relação dos alunos entre si e destes com os objetos de conhecimento (COLL, SOLÉ, 1996). Apesar desta centralidade conferida ao aspecto interacional do trabalho docente, estratégias de capacitação e manejo emocional e interpessoal pouco são contempladas nos cursos brasileiros de formação de professores. Segundo Dell Prette et. al. (1998): “Na literatura nacional são praticamente inexistentes relatos de intervenções especificamente voltadas para as habilidades interpessoais do professor associadas à implementação das interações educativas em sala de aula”. (DELL PRETTE et. al., 1998, p.3). Possíveis causas históricas e teórico-metodológicas desta inexistência são apresentadas, juntamente com suas consequências para a qualificação docente. [...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41511 |
ISSN: | 2447 2085 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
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