Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41420
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Jean Mac Cole Tavares | - |
dc.contributor.author | Silva, Maria Kélia da | - |
dc.date.accessioned | 2019-05-06T17:41:41Z | - |
dc.date.available | 2019-05-06T17:41:41Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Jean Mac Cole Tavares; SILVA, Maria Kélia da.Violência na escola: concepções e ressignificações no contexto da prática. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS - SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE), 2014. p.984-1000. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-85-8126-065-5 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41420 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | IMPRECE | pt_BR |
dc.subject | Violência na escola | pt_BR |
dc.subject | Voz dos docentes | pt_BR |
dc.subject | Concepções | pt_BR |
dc.subject | Ressignificações | pt_BR |
dc.title | Violência na escola: concepções e ressignificações no contexto da prática | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Entendida como um fenômeno de múltiplas faces, com várias possibilidades de olhares, a violência na escola tem sido fonte de inúmeras pesquisas que buscam entender sua origem e impacto social. Autores como Abramovay e Rua (2002), Debarbieux (2002) e Charlot (2002) nos influenciam a refletir sobre a suas definições, seus impactos e consequências, demonstrando sua complexidade e a importância de levarmos em consideração diferentes aspectos, tanto internos, quanto externos a escola. Considerando a escola como principal palco de manifestações da violência, este artigo busca entender como os docentes compreendem, ressignificam e lidam com os sentidos de violência no ambiente escolar. Assim, intencionamos contribuir para as discussões em torno desta temática, compreendendo como os sentidos sobre violência se configuram, discutindo as diversas percepções de violências, muitas vezes compreendidas de formas antagônicas, fruto das negociações na escola. Partimos assim, da impossibilidade de uma definição a priori de violência, admitindo os sentidos negociados com a comunidade escolar do que seria violência. [...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_eve_jmctsantosmksilva.pdf | 4,67 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.