Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41316
Type: TCC
Title: A percepção de assessoria no IBGE UE/CE: um estudo realizado com estagiários de Secretariado Executivo nessa unidade estadual
Authors: Peixoto, Ladyjane Sampaio da Silva
Advisor: Sousa, Elaine Freitas de
Keywords: Secretariado Executivo;Estágio;Assessoria;IBGE UE/CE
Issue Date: 2018
Citation: PEIXOTO, Ladyjane Sampaio da Silva. A percepção de assessoria no IBGE UE/CE: um estudo realizado com estagiários de Secretariado Executivo nessa unidade estadual. 2018. 44 f. Monografia (graduação) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade,Curso de Secretariado Executivo, Fortaleza, 2018.
Abstract in Brazilian Portuguese: Este trabalho procurou primeiramente fazer um estudo sobre o Secretário Executivo, sua história, evolução e identificar suas atribuições e competências. Também aborda assessoria com conceitos e classificação. Ainda é estudado sobre a história do estágio, conceitos e definições e o estágio em Secretariado Executivo. A percepção de Assessoria na Unidade Estadual do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística no Ceará é o foco deste estudo. Tendo como objetivo geral analisar se o desenvolvimento do estágio possibilita a aplicação dos conhecimentos construídos na Universidade. Tem como objetivos específicos, identificar quais as atividades exercidas pelos estagiários; investigar a partir das atividades realizadas quais se aplica a assessoria; averiguar se as atividades desenvolvidas pelos estagiários têm vínculo com o conteúdo estudado na Universidade. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa e descritiva e para a coleta de dados foi utilizado a técnica de pesquisa questionário. Para ser realizada a análise se utilizou do método de análise de conteúdo. Os sujeitos participantes desta pesquisa são sete alunos de Secretariado Executivo que estão atualmente estagiando no IBGE UE/CE, incluindo também a pesquisadora. A análise de dados revelou que todos os estagiários estão de fato pondo em prática o que é visto dentro da Universidade em sala de aula. Porém, de forma limitada, devido ainda não serem formados na área e não poderem exercer a função integralmente. Afirma também a importância do estágio para o ensino da profissão para os estudantes e também como forma de assimilação do conteúdo estudado.
Abstract: Este trabajo buscó primero hacer un estudio sobre el Secretario Ejecutivo, su historia, evolución e identificar sus atribuciones y competencias. También aborda asesoría con conceptos y clasificación. se estudia sobre la historia de la pasantía, conceptos y definiciones y la pasantía en la Secretaría Ejecutiva. La percepción de Asesoría en la Unidad Estadual del Instituto Brasileño de Geografía y Estadística en Ceará es el foco de este presente estudio. Con el objetivo general de analizar si el desarrollo del estadio posibilita la aplicación de los conocimientos construidos en la Universidad. Tiene como objetivos específicos, Identificar cuáles son las actividades ejercidas por los pasantes; Investigar a partir de las actividades realizadas cuáles se aplica la asesoría; Averiguar si las actividades desarrolladas por los pasantes tienen vínculo con el contenido estudiado en la universidad. Se trata de un estudio de naturaleza cualitativa y descriptiva y para la recolección de datos se utilizó la técnica de investigación cuestionario. Para realizar el análisis se utilizó el método de análisis de contenido. Los sujetos participantes en esta investigación son 7 alumnos de secretariado ejecutivo que actualmente están en prácticas en el IBGE UE / CE, incluyendo también la investigadora. El análisis de datos reveló que todos los pasantes están de hecho poniendo en práctica lo que se ve dentro de la universidad en el aula. Sin embargo, de forma limitada, debido aún no se forman en el área y no pueden ejercer la función íntegramente. También afirma la importancia de la práctica para la enseñanza de la profesión para los estudiantes y también como forma de asimilación del contenido estudiado.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41316
Appears in Collections:SECRETARIADO EXECUTIVO - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_tcc_lsspeixoto.pdf573,93 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.