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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41302
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | O percurso histórico do exame no Brasil |
Autor(es): | Silva, Maria Kênia Firmino da Viana, Tania Vicente |
Palavras-chave: | Exame escolar no Brasil;Percurso histórico;Os exames na Ratio Studiorum;Tendências pedagógicas |
Data do documento: | 2014 |
Instituição/Editor/Publicador: | IMPRECE |
Citação: | SILVA, Maria Kênia Firmino da; VIANA, Tania Vicente. O percurso histórico do exame no Brasil. In: ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO - ECHE, 13.; ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO - ENHIME, 3.; SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDOS CULTURAIS E GEOEDUCACIONAIS - SINECGEO, 3., 25 a 27 set. 2014, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza: IMPRECE, 2014. p. 831-842. |
Resumo: | Historicamente, os exames estão vinculados à Pedagogia Jesuítica do século XVI e expressam o espírito dessa época por intermédio de uma Educação voltada para a disciplina. Para esse propósito, centra-se no educador não somente como autoridade pedagógica, mas, sobretudo, como autoridade moral. Esse modelo se caracteriza pela promoção de uma cultura geral e do pensamento lógico-discursivo; objetiva formar um sujeito conformado à vida social e religiosa. Apesar de ser uma prática antiga, ainda é bastante recorrente nos dias atuais. O exame escolar é visto por Luckesi (2001, 2005, 2011) como uma ação pedagógica: i) pontual, ii) classificatória, iii) seletiva, iv) estática, v) antidemocrática e vi) autoritária. Ainda conforme o autor, essa prática pode gerar consequências negativas nos campos pedagógico, psicológico e sociológico. [...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41302 |
ISBN: | 978-85-8126-065-5 |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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