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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41184
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Irineu, Lucineudo Machado | - |
dc.contributor.author | Costa, Walison Paulino Araújo | - |
dc.date.accessioned | 2019-04-29T19:35:28Z | - |
dc.date.available | 2019-04-29T19:35:28Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | IRINEU, Lucineudo Machado; COSTA, Walison Paulino Araújo. O papel dos gêneros discursivos escritos na aquisição do português por falantes surdos: algumas implicações. Revista do Gelne, Natal (RN), v. 19, n. 2, p. 03–17, jul/dez, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2236-0883 (online) | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41184 | - |
dc.description.abstract | This text discusses the deaf education, more specifically the written Portuguese as a second language for deaf speakers of BSL (Brazilian Sign Language). We aim at discussing the relevant role of text genres in general amongst the acquisition of a second language, above all considering the fact that we live within a world full of semioses and literacies; and showing that digital genres, in terms related to function rather than form, can help deaf speakers acquire Portuguese, allowing them to be inserted into a literate world as proficient and interactive users. In methodological terms, our discussion took place through a qualitative analysis, which provided us with concepts and notions brought from the specialized literature, based on: Cavalcanti & Silva (2007), Gesser (2009), Salles et al (2004), Grannier (2007), McCleary (2009), among others. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista do GELNE | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação surda | pt_BR |
dc.subject | Português escrito | pt_BR |
dc.subject | Gêneros discursivos | pt_BR |
dc.subject | Segunda língua | pt_BR |
dc.title | O papel dos gêneros discursivos escritos na aquisição do português por falantes surdos: algumas implicações | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este texto traz uma discussão em torno da educação surda, mais especificamente a questão do português escrito como segunda língua para os surdos falantes de LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais). Nossos objetivos se materializam da seguinte forma: discutir o relevante papel dos gêneros discursivos em geral, em meio à aquisição da segunda língua, sobretudo quando consideramos o fato de que vivemos em um mundo plural de semioses e letramentos, e discutir como os gêneros digitais, em questões mais ligadas à função do que à forma, podem ajudar o falante surdo a aprender a língua portuguesa, possibilitando-lhe ser inserido em um universo letrado como usuário proficiente e interativo. Em termos metodológicos, procedemos à discussão através de uma análise qualitativa, articulando conceitos, noções e categorias trazidas pela incursão na literatura especializada, com base em: Cavalcanti & Silva (2007), Gesser (2009), Salles et al (2004), Grannier (2007), McCleary (2009), entre outros autores. | pt_BR |
dc.title.en | The role of discursive written genres in the acquisition of portuguese by deaf speakers: some implications | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGL - Artigos publicados em revistas científicas |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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