Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41128
Type: Artigo de Evento
Title: Investimentos para a educação quilombola no Ceará: entre a legislação, políticas educacionais e os desafios da realidade
Authors: Peres, Élkila de Menezes
Moura, Paulyana dos Santos
Costa, André Azevedo
Keywords: Afro-brasileira;Investimento
Issue Date: 2018
Publisher: FACED
Citation: PERES, Élkila de Menezes; MOURA, Paulyana dos Santos; COSTA, André Azevedo. Investimentos para a educação quilombola no Ceará: entre a legislação, políticas educacionais e os desafios da realidade. In: SEMINÁRIO NACIONAL DA REDE MAPA, 3.; CONGRESSO INTERNACIONAL DE POLÍTICA EDUCACIONAL E EMANCIPAÇÃO, 1., 21-23 nov. 2018, Fortaleza. Anais... Fortaleza: Unoesc, 2018. p. 563-567. Tema: As relações entre Estado, Sociedade e Educação.
Abstract in Brazilian Portuguese: O foco do trabalho se define em como as escolas quilombolas do Estado do Ceará estão sendo assistidas pelo Governo, tendo em vista que existe a Lei 10.639/03, pautada na obrigatoriedade do ensino da história africana e afro-brasileira em todos os currículos da educação básica sendo pública ou privada e é assegurada também nas Diretrizes Curriculares Nacionais para esta modalidade, aprovada em 2012. Como forma de pesquisa, buscamos informações no sítio eletrônico da Secretaria de Educação no recorte espacial de 2013 a 2016, além do livro Educação Quilombola - BOLETIM 10, de junho 2007, que traz as propostas pedagógicas referentes às áreas de conhecimento: geografia e história, uma vez que engloba o trabalho com o entendimento da Terra e da Cultura, pautada nas tradições, além de falar da Lei em evidência que é de suma importância para o desenvolvimento pedagógico nas comunidades quilombolas.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41128
ISSN: 2595 9956
Appears in Collections:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_eve_emperes.pdf886,46 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.