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Tipo: Artigo de Evento
Título: Investimentos para a educação quilombola no Ceará: entre a legislação, políticas educacionais e os desafios da realidade
Autor(es): Peres, Élkila de Menezes
Moura, Paulyana dos Santos
Costa, André Azevedo
Palavras-chave: Afro-brasileira;Investimento
Data do documento: 2018
Instituição/Editor/Publicador: FACED
Citação: PERES, Élkila de Menezes; MOURA, Paulyana dos Santos; COSTA, André Azevedo. Investimentos para a educação quilombola no Ceará: entre a legislação, políticas educacionais e os desafios da realidade. In: SEMINÁRIO NACIONAL DA REDE MAPA, 3.; CONGRESSO INTERNACIONAL DE POLÍTICA EDUCACIONAL E EMANCIPAÇÃO, 1., 21-23 nov. 2018, Fortaleza. Anais... Fortaleza: Unoesc, 2018. p. 563-567. Tema: As relações entre Estado, Sociedade e Educação.
Resumo: O foco do trabalho se define em como as escolas quilombolas do Estado do Ceará estão sendo assistidas pelo Governo, tendo em vista que existe a Lei 10.639/03, pautada na obrigatoriedade do ensino da história africana e afro-brasileira em todos os currículos da educação básica sendo pública ou privada e é assegurada também nas Diretrizes Curriculares Nacionais para esta modalidade, aprovada em 2012. Como forma de pesquisa, buscamos informações no sítio eletrônico da Secretaria de Educação no recorte espacial de 2013 a 2016, além do livro Educação Quilombola - BOLETIM 10, de junho 2007, que traz as propostas pedagógicas referentes às áreas de conhecimento: geografia e história, uma vez que engloba o trabalho com o entendimento da Terra e da Cultura, pautada nas tradições, além de falar da Lei em evidência que é de suma importância para o desenvolvimento pedagógico nas comunidades quilombolas.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41128
ISSN: 2595 9956
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