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dc.contributor.authorCastro, Wagner José Silva de-
dc.date.accessioned2019-04-25T11:57:03Z-
dc.date.available2019-04-25T11:57:03Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationCASTRO, Wagner José Silva de. Da arte da política a política da educação: intelectuais, professores e estudantes artistas - universidades, sociabilidades e experiências culturais (1955-1966). In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 26., 17-22 jul. 2011, São Paulo. Anais... São Paulo: Associação Nacional de História, 2011.pt_BR
dc.identifier.isbn978 85 98711 08 9-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41051-
dc.description.abstractThe present work aims to understand the relationship between schools and culturalpolitical movements involving intellectuals, teachers and students, linking art and education in the 60s and 70s of last century, in Ceará and Brazil. Part of the historiography on the subject and the memories of students and teachers to understand the individual and collective journeys that led them to have a close involvement with cultural experiences raised by CPC. Show artistic creation spaces where such experiments was happening involving homes, parents, relatives and friends, schools and colleges, the Ceará University and its cultural facilities to perform in music festivals, records, film discussions, sketches as well as public squares in the theatrical presentation, musical and visual arts in an attempt to popularize and educate the people. Attempt to understand the origins of artistic and cultural expressions and its representations in memory places of the city.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherANPUHpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectAlunospt_BR
dc.subjectSociabilidadespt_BR
dc.titleDa arte da política a política da educação: intelectuais, professores e estudantes artistas - universidades, sociabilidades e experiências culturais (1955-1966)pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente trabalho busca compreender as relações entre instituições escolares e movimentos político-culturais envolvendo intelectuais, docentes e alunos, entrelaçando educação e arte, nas décadas de 60 e 70 do século passado, no Ceará e no Brasil. Parte da historiografia sobre o assunto e de memórias de alunos e professores para entender os percursos individuais e grupais que os levaram a ter um envolvimento estreito com experiências culturais suscitadas pelo CPC. Mostra, que os espaços de criação artística onde tais experiências se davam, envolviam lares, pais, parentes e amigos, colégios e faculdades, a Universidade do Ceará e seus equipamentos culturais para a realização de festivais de música, discos, debates de filmes, esquetes, bem como praças públicas nas apresentações de peças teatrais, musicais e de artes plásticas, na intenção de popularizar e conscientizar o povo. Intenta compreender as origens dessas manifestações artísticoculturais e suas representações nos lugares de memória da cidade.pt_BR
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