Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41047
Tipo: Artigo de Evento
Título : Terra, trabalho e natureza: produtores agrícolas no entorno de Fortaleza no século XIX
Autor : Duarte, Rones da Mota
Palabras clave : Historiografia;Vida rural;Grandes propriedades agrícolas
Fecha de publicación : 2011
Editorial : ANPUH
Citación : DUARTE, Rones da Mota. Terra, trabalho e natureza: produtores agrícolas no entorno de Fortaleza no século XIX. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, 26., 17-22 jul. 2011, São Paulo. Anais... São Paulo: Associação Nacional de História, 2011.
Resumen en portugués brasileño: A Historiografia brasileira em seus estudos sobre a vida rural, privilegiou inicialmente como objeto, as grandes propriedades agrícolas, seja ela a açucareira ou cafeicultora, que tinham como principal força de trabalho a mão de obra escrava, cujo principal destino da produção era o mercado externo, cristalizando a idéia de que todo o território brasileiro estava condicionado a esta realidade, esquecendo assim sujeitos históricos que não se inseriam neste contexto. Nos últimos anos, tem-se visto uma renovação nas pesquisas acerca da História da agricultura brasileira, onde tem-se buscado responder à questões do presente que não mais podem ser explicadas de forma generalizada, como tratou a historiografia tradicional, que privilegiou como objeto de estudo a grande Plantation, onde segundo as palavras de Hebe de Castro os “homens livres e pobres têm sido sistematicamente relegados a segundo plano, rotulados sob o signo da marginalidade” (CASTRO, 1987: 25). [...]
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41047
ISBN : 978 85 98711 08 9
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: PPGH - Trabalhos apresentados em eventos

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2011_eve_rmduarte.pdf206,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.