Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/40998
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Alexandre, Ana Carla Silva | - |
dc.contributor.author | Barros, Lívia Moreira | - |
dc.contributor.author | Sá, Guilherme Guarino de Moura | - |
dc.contributor.author | Carvalho, Khelyane Mesquita de | - |
dc.contributor.author | Caetano, Joselany Áfio | - |
dc.date.accessioned | 2019-04-23T18:20:41Z | - |
dc.date.available | 2019-04-23T18:20:41Z | - |
dc.date.issued | 2019-03 | - |
dc.identifier.citation | ALEXANDRE, Ana Carla Silva et al. Construção e validação de vídeo educativo para surdos acerca da ressuscitação cardiopulmonar. Rev. Latino-Am. Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 27, e3130, mar. 2019. | pt_BR |
dc.identifier.issn | On-line 1518-8345 | - |
dc.identifier.uri | http://www.scielo.br/scielo.php/script_sci_serial/lng_pt/pid_0104-1169/nrm_iso | - |
dc.identifier.uri | http://diadorim.ibict.br/handle/1/137 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40998 | - |
dc.description.abstract | Objective: to create and validate an educational video for teaching deaf students about cardiopulmonary resuscitation. Method: methodological study consisting in the creation of an educational video, validation of its content by 22 nurses with expertise in cardiorespiratory arrest, and evaluation by 16 deaf students. For data collection, the following validated instruments were used: the Instrument for Validation of Educational Content used for the validation by nurses and the Assistive Technology Assessment Questionnaire for the evaluation by deaf students. The criterion for validation was concordance higher than 80%, analyzed through the content validation index and binomial test. Results: the final version of the video lasted seven minutes and thirty seconds, covered the steps that should be performed by a lay person to help a victim of cardiorespiratory arrest, presented animations and the narration in the Brazilian sign language. All the items obtained agreement among nurses and of among deaf students equal or superior to 80%. Conclusion: the video was considered to present valid content by the judges and comprehensible content by deaf students. Thus the video represents an inclusive technology for health education of deaf people about cardiopulmonary resuscitation. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Revista Latino-Americana de Enfermagem | pt_BR |
dc.subject | Reanimação Cardiopulmonar | pt_BR |
dc.subject | Materiais de Ensino | pt_BR |
dc.subject | Recursos Audiovisuais | pt_BR |
dc.subject | Educação em Saúde | pt_BR |
dc.subject | Pessoas com Deficiência Auditiva | pt_BR |
dc.title | Construção e validação de vídeo educativo para surdos acerca da ressuscitação cardiopulmonar | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Objetivo: construir e validar vídeo educativo para ensino de alunos surdos acerca da ressuscitação cardiopulmonar. Método: estudo metodológico composto pela construção do vídeo educativo, validação de conteúdo por 22 enfermeiros com expertise em parada cardiorrespiratória e avaliação por 16 alunos surdos. Para coleta dos dados, utilizaram-se instrumentos validados: Instrumento de Validação de Conteúdo Educacional para validação pelos enfermeiros e Questionário de Avaliação de Tecnologia Assistiva para avaliação dos alunos surdos. O critério para validação foi concordância superior a 80%, analisada por meio do índice de validação de conteúdo e teste binomial. Resultados: a versão final do vídeo possuiu 7 minutos e 30 segundos, contemplando as etapas que devem ser realizadas pelo leigo para socorrer a vítima de parada cardiorrespiratória, apresentadas com animação e narração na língua brasileira de sinais. Todos os itens obtiveram concordância dos enfermeiros e dos alunos surdos igual ou superior a 80%. Conclusão: o vídeo foi considerado válido quanto ao conteúdo, por juízes, e compreensível, por alunos surdos, de forma que consiste em uma tecnologia inclusiva para educação em saúde de surdos acerca da ressuscitação cardiopulmonar. | pt_BR |
dc.title.en | Creation and validation of an educational video for deaf people about cardiopulmonary resuscitation | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DENF - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_art_nmgneto.pdf | 1,38 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.