Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/40998
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | Construção e validação de vídeo educativo para surdos acerca da ressuscitação cardiopulmonar |
Título en inglés: | Creation and validation of an educational video for deaf people about cardiopulmonary resuscitation |
Autor : | Alexandre, Ana Carla Silva Barros, Lívia Moreira Sá, Guilherme Guarino de Moura Carvalho, Khelyane Mesquita de Caetano, Joselany Áfio |
Palabras clave : | Reanimação Cardiopulmonar;Materiais de Ensino;Recursos Audiovisuais;Educação em Saúde;Pessoas com Deficiência Auditiva |
Fecha de publicación : | mar-2019 |
Editorial : | Revista Latino-Americana de Enfermagem |
Citación : | ALEXANDRE, Ana Carla Silva et al. Construção e validação de vídeo educativo para surdos acerca da ressuscitação cardiopulmonar. Rev. Latino-Am. Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 27, e3130, mar. 2019. |
Resumen en portugués brasileño: | Objetivo: construir e validar vídeo educativo para ensino de alunos surdos acerca da ressuscitação cardiopulmonar. Método: estudo metodológico composto pela construção do vídeo educativo, validação de conteúdo por 22 enfermeiros com expertise em parada cardiorrespiratória e avaliação por 16 alunos surdos. Para coleta dos dados, utilizaram-se instrumentos validados: Instrumento de Validação de Conteúdo Educacional para validação pelos enfermeiros e Questionário de Avaliação de Tecnologia Assistiva para avaliação dos alunos surdos. O critério para validação foi concordância superior a 80%, analisada por meio do índice de validação de conteúdo e teste binomial. Resultados: a versão final do vídeo possuiu 7 minutos e 30 segundos, contemplando as etapas que devem ser realizadas pelo leigo para socorrer a vítima de parada cardiorrespiratória, apresentadas com animação e narração na língua brasileira de sinais. Todos os itens obtiveram concordância dos enfermeiros e dos alunos surdos igual ou superior a 80%. Conclusão: o vídeo foi considerado válido quanto ao conteúdo, por juízes, e compreensível, por alunos surdos, de forma que consiste em uma tecnologia inclusiva para educação em saúde de surdos acerca da ressuscitação cardiopulmonar. |
Abstract: | Objective: to create and validate an educational video for teaching deaf students about cardiopulmonary resuscitation. Method: methodological study consisting in the creation of an educational video, validation of its content by 22 nurses with expertise in cardiorespiratory arrest, and evaluation by 16 deaf students. For data collection, the following validated instruments were used: the Instrument for Validation of Educational Content used for the validation by nurses and the Assistive Technology Assessment Questionnaire for the evaluation by deaf students. The criterion for validation was concordance higher than 80%, analyzed through the content validation index and binomial test. Results: the final version of the video lasted seven minutes and thirty seconds, covered the steps that should be performed by a lay person to help a victim of cardiorespiratory arrest, presented animations and the narration in the Brazilian sign language. All the items obtained agreement among nurses and of among deaf students equal or superior to 80%. Conclusion: the video was considered to present valid content by the judges and comprehensible content by deaf students. Thus the video represents an inclusive technology for health education of deaf people about cardiopulmonary resuscitation. |
URI : | http://www.scielo.br/scielo.php/script_sci_serial/lng_pt/pid_0104-1169/nrm_iso http://diadorim.ibict.br/handle/1/137 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40998 |
ISSN : | On-line 1518-8345 |
Aparece en las colecciones: | DENF - Artigos publicados em revistas científicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_art_nmgneto.pdf | 1,38 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.