Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/40738
Type: | Capítulo de Livro |
Title: | Curso de Pedagogia: espaço/tempo de sonhos, aprendizados e de lutas |
Authors: | Olinda, Ercília Maria Braga de |
Keywords: | Faculdade de Educação - UFC;Curso de Pedagogia;Jubileu dos 50 anos |
Issue Date: | 2014 |
Publisher: | Edições UFC |
Citation: | OLINDA, Ercília Maria Braga de. Curso de Pedagogia: espaço/tempo de sonhos, aprendizados e de lutas. In: BRANDÃO, Maria de Lourdes Peixoto; MACIEL, Terezinha de Jesus Pinheiro; BEZERRA, José Arimatea Barros (orgs.). Pedagogia UFC 50 anos: narrativas de uma história (1963-2013). Fortaleza: Edições UFC, 2014. p. 207-214. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | É uma honra fazer parte do registro de memórias relacionadas ao Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Ceará, sobretudo pela oportunidade de fazer um balanço sobre os aprendizados experienciais que fiz, interpretando o significado mais profundo que instituições, eventos, teorias, ideias e pessoas tiveram na minha formação pessoal e profissional. Tenho muito orgulho de dizer que sou pedagoga e que me esforço a cada dia em ser uma educadora popular vinculada aos movimentos sociais e aos anseios emancipatórios, que apostam numa sociedade justa, propiciadora de oportunidades e garantidora de direitos. As narrativas autobiográficas são formas de escrita de si (dimensão singular), mas que abrem veredas para o a escrita coletiva (dimensão plural). Muitos são os caminhos para tecer os fios que dão coerência e significado às vivências que temos ao longo da vida. Escolhi olhar para a professora-pesquisadora que sou hoje, perguntando: como me tornei no que sou? Como o Curso de Pedagogia colaborou para este design?[...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40738 |
ISBN: | 978-85-7282-617-4 |
Appears in Collections: | PPGEB - Capítulos de livro |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2014_capliv_embolinda.pdf | 3,78 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.