Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/40662
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorDallago, Maria Lúcia Lopes-
dc.date.accessioned2019-04-08T18:43:04Z-
dc.date.available2019-04-08T18:43:04Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationDALLAGO, Maria Lúcia Lopes. Velhos tempos atuais na formação do educador: comunicação de uma prática na FACED. In: BRANDÃO, Maria de Lourdes Peixoto; MACIEL, Terezinha de Jesus Pinheiro; BEZERRA, José Arimatea Barros (orgs.). Pedagogia UFC 50 anos: narrativas de uma história (1963-2013). Fortaleza: Edições UFC, 2014. p. 30-39.pt_BR
dc.identifier.isbn978-85-7282-617-4-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40662-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEdições UFCpt_BR
dc.subjectFaculdade de Educação - UFCpt_BR
dc.subjectCurso Normalpt_BR
dc.subjectCurso de Pedagogiapt_BR
dc.subjectFormação do educadorpt_BR
dc.titleVelhos tempos atuais na formação do educador: comunicação de uma prática na FACEDpt_BR
dc.typeCapítulo de Livropt_BR
dc.description.abstract-ptbrTenciono, de início, estabelecer os limites dessa palestra, favorecendo uma comunicação mais espontânea. A reconstituição da nossa caminhada oferecerá alguns pontos de referência para uma análise que se pretende sobre a formação do educador. Inicialmente a opção pelo Curso Normal em colégio religioso. A preferência pelo Curso Normal para a maioria se deve à imagem do curso científico como difícil e árduo, embora para ter acesso ao curso normal o candidato tivesse que se submeter a um exame vestibular, constando de Português, Matemática, Ciências, História e Geografia. Nos bastidores, discutia-se a importância da vocação para ensinar, em geral, interpretada pelos jovens postulantes como o amor à criança ou mesmo o jeito para lidar com crianças. Outras características de caráter igualmente idealista eram acrescentadas, como paciência e espírito de cooperação, bem ao gosto dos autores da Didática na época. O Curso Normal, na sua proposta, procurava afinar-se com o movimento da Pedagogia Nova, empregando métodos ativos de ensino, de liberdade, de ensino baseado em jogos, respeito à iniciativa do aluno etc. A prática, no entanto, era repetitiva, conteudística e autoritária. Os dois primeiros anos de Curso Normal visavam a uma formação de cultura geral, incluindo Português, Matemática, Física e Química, Anatomia, Desenho, Canto Orfeônico e Francês. No último ano, estudavam-se Psicologia, Metodologia, Biologia, Higiene, Filosofia da Educação, Sociologia Educacional e Antropogeografia.[...]pt_BR
Aparece nas coleções:DEE - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_capliv_mlldallago.pdf4,78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.