Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/40662
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Dallago, Maria Lúcia Lopes | - |
dc.date.accessioned | 2019-04-08T18:43:04Z | - |
dc.date.available | 2019-04-08T18:43:04Z | - |
dc.date.issued | 2014 | - |
dc.identifier.citation | DALLAGO, Maria Lúcia Lopes. Velhos tempos atuais na formação do educador: comunicação de uma prática na FACED. In: BRANDÃO, Maria de Lourdes Peixoto; MACIEL, Terezinha de Jesus Pinheiro; BEZERRA, José Arimatea Barros (orgs.). Pedagogia UFC 50 anos: narrativas de uma história (1963-2013). Fortaleza: Edições UFC, 2014. p. 30-39. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 978-85-7282-617-4 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40662 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Edições UFC | pt_BR |
dc.subject | Faculdade de Educação - UFC | pt_BR |
dc.subject | Curso Normal | pt_BR |
dc.subject | Curso de Pedagogia | pt_BR |
dc.subject | Formação do educador | pt_BR |
dc.title | Velhos tempos atuais na formação do educador: comunicação de uma prática na FACED | pt_BR |
dc.type | Capítulo de Livro | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Tenciono, de início, estabelecer os limites dessa palestra, favorecendo uma comunicação mais espontânea. A reconstituição da nossa caminhada oferecerá alguns pontos de referência para uma análise que se pretende sobre a formação do educador. Inicialmente a opção pelo Curso Normal em colégio religioso. A preferência pelo Curso Normal para a maioria se deve à imagem do curso científico como difícil e árduo, embora para ter acesso ao curso normal o candidato tivesse que se submeter a um exame vestibular, constando de Português, Matemática, Ciências, História e Geografia. Nos bastidores, discutia-se a importância da vocação para ensinar, em geral, interpretada pelos jovens postulantes como o amor à criança ou mesmo o jeito para lidar com crianças. Outras características de caráter igualmente idealista eram acrescentadas, como paciência e espírito de cooperação, bem ao gosto dos autores da Didática na época. O Curso Normal, na sua proposta, procurava afinar-se com o movimento da Pedagogia Nova, empregando métodos ativos de ensino, de liberdade, de ensino baseado em jogos, respeito à iniciativa do aluno etc. A prática, no entanto, era repetitiva, conteudística e autoritária. Os dois primeiros anos de Curso Normal visavam a uma formação de cultura geral, incluindo Português, Matemática, Física e Química, Anatomia, Desenho, Canto Orfeônico e Francês. No último ano, estudavam-se Psicologia, Metodologia, Biologia, Higiene, Filosofia da Educação, Sociologia Educacional e Antropogeografia.[...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DEE - Capítulos de livro |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_capliv_mlldallago.pdf | 4,78 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.