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Type: TCC
Title: Tecnologia da informação na gestão de prevenção de perda em supermercado de vizinhança em Fortaleza: um estudo de caso
Authors: Costa, Marcos Flávio da Silva
Advisor: Marques, Érico Veras
Keywords: Tecnologia da informação;Supermercados
Issue Date: 2006
Citation: COSTA, Marcos Flávio da Silva. Tecnologia da informação na gestão de prevenção de perda em supermercado de vizinhança em Fortaleza: um estudo de caso. 2006. 59 f. TCCP (especialização) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade - FEAAC, Centro de Treinamento e Desenvolvimento - CETREDE, Curso de Especialização em Estratégia e Gestão Empresarial, Fortaleza-CE, 2006.
Abstract in Brazilian Portuguese: O setor supermercadista brasileiro movimentou no ano de 2004, segundo a ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados), aproximadamente R$ 97 bilhões. Em Fortaleza essa importância não seria diferente, porém pode-se destacar a organização dos empresários locais que se organizaram em associações com o objetivo de tornarem-se competitivos. Tornar-se competitivo é o interesse dos empresários locais em Fortaleza, já que o setor supermercadista é de grande relevância econômica. A tecnologia da informação é uma ferramenta de extrema importância para o setor supermercadista. Um desafio do empresário é identificar o grau de importância da Tecnologia da Informação em prevenção de perda para supermercados de vizinhança? Esta pesquisa tem o objetivo de identificar e avaliar o uso da Tecnologia da Informação em prevenção de perda para supermercado de vizinhança. Dados da Pesquisa Nacional de Prevenção de Perdas no Varejo Brasileiro, realizado em 2003 pelo GPP (Grupo de Prevenção de Perdas) ligado ao Provar (Programa de Administração do Varejo) da Universidade de São Paulo, expressa a urgência no tratamento das perdas. A metodologia utilizada para o desenvolvimento da pesquisa foi dividida em três etapas; a primeira etapa para a elaboração do referencial teórico e a elaboração de um roteiro para a observação das principais rotinas que ocasionam perda, a segunda etapa é a aplicação do roteiro e a aplicação do questionário com os lojistas, e a terceira etapa é análise dos dados obtidos.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40595
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