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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVeras, Neide Fernandes Monteiro-
dc.contributor.authorLomônaco, Márcio-
dc.date.accessioned2019-04-04T19:26:05Z-
dc.date.available2019-04-04T19:26:05Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.citationLOMÔNACO, Márcio. Marketing de relacionamento e sua influência no processo de fidelização de clientes. 2006. 52 f. TCC (especialização) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade - FEAAC, Centro de Treinamento e Desenvolvimento - CETREDE, Curso de Especialização em Estratégia e Gestão Empresarial, Fortaleza-CE, 2006.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40590-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMarketing de relacionamentopt_BR
dc.subjectClientes - Lealdadept_BR
dc.titleMarketing de relacionamento e sua influência no processo de fidelização de clientespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA realidade econômica no Brasil permitiu o renascimento do conceito de valor, provocando mudanças nos hábitos e expectativas do consumidor, que se tornou mais exigente. O estudo contempla uma reflexão avaliativa das ações de marketing de relacionamento. Os objetivos visam reconhecer e identificar as atividades desenvolvidas em razão da estratégia escolhida, como forma de garantir uma posição diferenciada, que permite a captação e retenção de cliente – item de maior representatividade nos programas de marketing de relacionamento. A metodologia do trabalho segue as diretrizes da pesquisa bibliográfica, com finalidade de averiguar no acervo teórico as concepções mais atualizadas sobre o tema. Verificou-se ao estudar marketing que a manutenção do cliente é tarefa essencial à sobrevivência de uma empresa que deseja se firmar no mercado, onde novas opções e tecnologias surgem rapidamente e precisam manter relações firmes e douradoras. Esta situação grifa que o produto ou serviço ampliado, ou os dois devem influenciar as estratégias de diferenciação. A resposta a tal realidade é o marketing de relacionamento, para sustentar ou melhorar a vantagem competitiva, monitorando cada elo da cadeia de valor, donde se conclui que suas metas são objetivas e devem refletir comprometimento com o cliente. E comprometimento é diferencial frente à competição: é fidelizar o cliente.pt_BR
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