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Tipo: Dissertação
Título : Construção e validação de uma tecnologia educativa para pacientes onco-hematológicos em tratamento quimioterápico ambulatorial
Autor : Teixeira, Euclìdia Selênia Pereira
Tutor: Sá, Leonardo Damasceno de
Palabras clave : Tecnologia educativa;Neoplasias hematológicas;Efeitos colaterais;Validação
Fecha de publicación : 2019
Citación : TEIXEIRA, Euclídia Selênia Pereira. Construção e validação de uma tecnologia educativa para pacientes onco-hematológicos em tratamento quimioterápico ambulatorial. 2019. 112f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Fortaleza (CE), 2019.
Resumen en portugués brasileño: As neoplasias hematológicas compreendem principalmente as leucemias, os linfomas e o mieloma, comprometendo o sangue, a medula óssea, o sistema linfático, o baço e o fígado. Essas doenças apresentam peculiaridades quando comparadas aos tumores sólidos, principalmente no que diz respeito à urgência para o estabelecimento do tratamento antineoplásico. A quimioterapia antineoplásica (QT) é uma das terapêuticas para o câncer que apresenta melhores resultados, aumentando a sobrevida dos pacientes. A sensibilização da autora para o tema é decorrente de sua experiência atuando como enfermeira de uma Unidade Ambulatorial de Quimioterapia em Fortaleza/CE, que atende pacientes onco-hematológicos em tratamento quimioterápico. Nesta vivência, foi percebida a necessidade de desenvolver uma tecnologia educativa para orientar os pacientes que iniciam tratamento quimioterápico ambulatorial para câncer hematológico, de forma a promover maior adesão inicial dos pacientes no processo de gestão do cuidado. O estudo tem como objetivo desenvolver e validar uma tecnologia educativa (TE) como ferramenta de gestão do cuidado em saúde para pacientes onco-hematológicos em tratamento quimioterápico ambulatorial. Trata-se de uma pesquisa metodológica desenvolvida por meio da revisão integrativa da literatura; construção da tecnologia educativa (folder), e validação de conteúdo por sete juízes. A tecnologia desenvolvida é composta por seis páginas, contendo dados com orientações sobre o câncer hematológico, a quimioterapia e seus efeitos colaterais: alopecia, diarreia, constipação, sangramento, náusea, vômito, inapetência, fadiga, mucosite, anemia, infecção, ansiedade e depressão; orientações gerais e referências. O folder atingiu IVC de 100%, assegurando a validade de aparência e conteúdo do instrumento. A tecnologia educativa constitui-se uma tecnologia válida em seu conteúdo para auxiliar o enfermeiro no cuidado educativo de enfermagem e servirá como ferramenta para a educação em saúde, assistência, ensino e pesquisa em enfermagem onco-hematológica.
Abstract: Hematologic neoplasms refer mainly to leukemias, lymphomas and myelomas, compromising the blood, bone marrow, lymphatic system, spleen and liver. These diseases exhibit peculiarities when compared to solid tumors, particularly in regards to the urgency of initiating antineoplasic treatment. Antineoplasic chemotherapy (QT) is one of the treatments which present the best results, extending the patients’ lives. The author was sensitized to this issue as an effect of her experience as a nurse in a ambulatory chemotherapy unit in Fortaleza/CE, which cares for hematological oncological patients in chemotherapeutic treatment. In this experience, the necessity of developing an education technology to instruct patients at the beginning of ambulatorial chemotherapeutic treatment for hematological cancers became clear, so as to promote early compliance to the care management process by patients. The objective of this study is to develop and validate an educational technology (TE) as a tool for healthcare management for hematological oncological patients in ambulatorial chemotherapy care. It consists of a methodological research done through an integrative review of literature; production of an educational technology (folder); and validation by seven judges. The produced technology is composed of six pages, containing information with orientation about hematological cancer, chemotherapy and its side effects: alopecia, diarrhea, constipation, bleeding, nausea, vomiting, loss of appetite, mucositis, anemia, infection, anxiety and depression; general orientations and references. The folder reached an IVC of 100%, ensuring the validity of the appearance and content of the tool. The educational technology shows itself as a valid technology in its content to aid nurses in educational nursing care and will serve as a tool in health education, assistance and research oncological hematological care.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40517
Aparece en las colecciones: POLEDUC - Dissertações defendidas na UFC

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