Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/40426
Type: | Capítulo de Livro |
Title: | Recursos metadiscursivos em dicionário escolar |
Authors: | Rocha, Zilda Maria Dutra Pontes, Antônio Luciano |
Keywords: | Recursos metadiscursivos;Lexicografia;Dimensão interativa;Multimodalidade |
Issue Date: | 2018 |
Publisher: | Pontes Editores |
Citation: | ROCHA, Zilda Maria Dutra; PONTES, Antônio Luciano. Recursos metadiscursivos em dicionário escolar. IN: SOUSA, Maria Margarete Fernandes de; LEAL, Abniza Pontes de Barros; SILVA, Luciene Helena da; IRINEU, Lucineudo Machado (Orgs.). Gêneros: do texto ao discurso. Campinas, SP: Pontes Editores, 2018. p. 201-219. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Este artigo tem como objeto de estudo os recursos metadiscursivos em verbetes do Dicionário Aurélio Júnior, selecionado pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD),classificado com tipo 3 pelo mesmo programa. O objetivo geral do trabalho é analisar como atuam os recursos metadiscursivos. Para tanto, nos baseamos principalmente em Hyland (2007), e em estudos de Santos (2011), Fechine (2011 ) e Fechine e Pontes (2012). Para falar da Lexicografia, nos embasamos em Dapena (2002), Guerra (2003), Welker (2004) e Pontes (2009). Opresente artigo consta de quatro seções. Naprimeira seção, é apresentada a Lexicografia, com alguns de seus conceitos e classificação; na segunda, discutimos o metadiscurso e sua dimensão interativa, com base em Hyland (2007). A terceira seção aborda a multimodalidade; e na quarta seção, expomos os procedimentos metodológicos, para em seguida apresentarmos a análise dos dados.[...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40426 |
ISBN: | 978 85 2170031 9 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | PPGL - Capítulos de livro |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2018_capliv_zmdrochaalpontes.pdf | 8,91 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.