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Tipo: Dissertação
Título : A conexão e a coesão nominal em cartas pessoais produzidas por alunos de 9º ano
Autor : Bastos, Lidiane Teixeira
Tutor: Leurquin, Eulália Vera Lúcia Fraga
Palabras clave : Produção textual;Gênero textual;Cartas pessoais
Fecha de publicación : 2019
Citación : BASTOS, Lidiane Teixeira. A conexão e a coesão nominal em cartas pessoais produzidas por alunos de 9º ano. 2019. 134f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Mestrado Profissional em Letras, Fortaleza (CE), 2019.
Resumen en portugués brasileño: Esta pesquisa se inicia com uma visão geral de como são estruturadas as aulas de Língua Portuguesa dedicadas ao aprendizado de produção textual e salienta a necessidade de a escola não se omitir a tal ensino tão necessário aos alunos. Mostra como a produção textual delimitada por gêneros é vista na BNCC, na prática de sala de aula e no livro didático atualmente. Depois mostra, por meio da análise de textos escritos, como ocorre o uso dos mecanismos de textualização (conexão e coesão nominal) em produções textuais feitas por alunos de duas turmas de 9º ano do Ensino Fundamental, em uma escola pública localizada na cidade de Itapajé e, através da realização de uma sequência didática com atividades de escrita de textos no gênero carta pessoal (em situações bem semelhantes a comunicações reais), contribui para que os alunos se apropriem das técnicas e da prática necessárias a uma escrita coerente, por meio da eficiente utilização dos mecanismos de conexão e coesão nominal. Como resultado alcançado temos também a segurança que os participantes desta pesquisaação passam a ter doravante sempre que precisarem fazer uso da escrita em situações reais de comunicação pelas quais, evidentemente, passarão posteriormente à conclusão da pesquisa. Tomamos como base referencial para os mecanismos de textualização o Interacionismo Sociodiscursivo de Jean Paul Bronckart (2007), além da Análise Textual do Discurso de Jean Michel Adam (2011). Também fazemos uso de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004) para nos inspirar no momento da intervenção e da geração de dados e da regulação no processo da aprendizagem da produção escrita.
Abstract: This research begins with an overview of how the Portuguese Language classes are structured to learn textual production and stresses the need for the school not to omit such much needed teaching to the students. It shows how textual production delimited by genres is seen in the BNCC, classroom practice and textbook currently. Then, through the analysis of written texts, how does the use of textualisation mechanisms (connection and nominal cohesion) in textual productions made by students of two classes of 9th grade of Elementary School in a public school located in the city of Itapajé and through the development of a didactic sequence with writing activities in the personal letter genre (in situations very similar to real communications), it helps students to appropriate the techniques and practice necessary for a coherent writing, through efficient use of the mechanisms of connection and nominal cohesion. As a result we also have the security that the participants of this action research will now have whenever they need to make use of the writing in real situations of communication by which, of course, they will pass later to the conclusion of the research. We take as reference basis for the mechanisms of textualization the Sociodiscursive Interactionism of Jean Paul Bronckart (2007), in addition to the Textual Analysis of the Speech of Jean Michel Adam (2011). We also use Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004) to inspire us at the moment of intervention and the generation of data and regulation in the process of learning written production.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40326
Aparece en las colecciones: PROFLETRAS - Dissertações defendidas na UFC

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