Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/40223
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Qualidade de vida no trabalho dos docentes da Universidade Federal do Ceará
Autor : Martins, Márcia Maria da Costa
Rodrigues, Maria do Socorro de Sousa
Palabras clave : Qualidade de vida;Trabalho;Processo de ensino aprendizagem;Qualidade de vida no trabalho (QVT);Modelo Walton de QVT;Desempenho acadêmico
Fecha de publicación : 2013
Editorial : Edições UFC
Citación : MARTINS, Márcia Maria da Costa; RODRIGUES, Maria do Socorro de Sousa. Qualidade de vida no trabalho dos docentes da Universidade Federal do Ceará. In: ANDRIOLA, Wagner Bandeira (org). Jangadeiros da Educação: lançando redes sobre o ensino superior. Fortaleza: Edições UFC, 2013. p. 95-121.
Resumen en portugués brasileño: O cenário atual reflete um mundo em permanente transformação e, na sociedade brasileira, no campo do saber, largas mudanças vêm ocorrendo com a crescente expansão do ensino superior, aqui considerado nos segmentos ensino, pesquisa e extensão, devidamente inter- -relacionados. Os docentes, inseridos neste contexto, aumentaram ainda mais sua carga de trabalho na área do ensino, um dos tripés primordiais da função docente. Some-se a isso o acompanhamento ao estágio supervisionado, a exigência permanente de produção acadêmica, as múltiplas tarefas de sala de aula e as funções de gestão. Tudo isso é apenas parte do rol das inúmeras atribuições do professor universitário, condição que enseja, muitas vezes, um desequilíbrio entre o profissional operoso, responsável e produtivo, e a sua vida como pessoa, com necessidades físicas, econômicas, sociais e psicológicas. [...]
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40223
ISBN : 978 85 7282 571 9
Aparece en las colecciones: POLEDUC - Capítulos de livro

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2013_capliv_mmcmartins.pdf1,09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.