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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/40041
Tipo: | Dissertação |
Título : | Mídia-educação e os desafios na prática |
Título en inglés: | Media-education and challenges in practice |
Autor : | Silva, Thaiane Firmino da |
Tutor: | Lima, Maria Érica de Oliveira |
Palabras clave : | Mídia-educação;Podcast;Meio ambiente;Escola |
Fecha de publicación : | 2019 |
Citación : | SILVA, Thaiane Firmino da. Mídia-educação e os desafios na prática. 2019. 142 f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Instituto de Cultura e Arte, Programa de Pós-graduação em Comunicação, Fortaleza (CE), 2019. |
Resumen en portugués brasileño: | Desenvolvida no Colégio Estadual Liceu do Ceará (CELC), em Fortaleza (CE), a investigação apresentada foi executada à luz da mídia-educação, sob a perspectiva do Princípio Responsabilidade, e considerou a portabilidade crescente como fator preponderante para trazer à tona a necessidade de efetivação da educação para as mídias, com as mídias, sobre as mídias e pelas mídias. A partir do pressuposto de que é fundamental a abordagem das questões ambientais, foi possível verificar a necessidade de que essa temática esteja presente no cotidiano escolar através de práticas que evidenciam a mídia como recurso potencial. Considerando o exposto, foram utilizados os seguintes objetivos norteadores para o desenvolvimento desta pesquisa: investigar o uso da tecnologia móvel em ambiente escolar por parte de estudantes do 2º ano do ensino médio; verificar como se dá a educação ambiental na Instituição; desenvolver processo prático de aproximação da educação ambiental com a mídia-educação, sob a ótica da responsabilidade; e incentivar a associação entre conteúdo ambiental e produções de áudio, através da ferramenta de mídia podcast. A transformação da percepção e utilização do espaço, bem como dos recursos naturais, foram pontos discutidos e, inclusive, disseminados por intermédio de canal disponível no universo das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). Firmado nos pressupostos teórico-metodológicos da pesquisa-ação, este estudo é uma abordagem qualitativa e configura-se como uma investigação social em base empírica. O desenvolvimento desta dissertação apontou que práticas satisfatórias na relação do indivíduo com o meio ambiente dependem de acesso à informação e do senso de responsabilidade que o ser humano tem com o espaço em que habita. Deixou evidente também que a educação ambiental precisa se afastar de abordagens obsoletas e estáticas e se aproximar das questões atuais, apontando soluções práticas para problemáticas presentes no dia a dia. |
Abstract: | The research presented was carried out at the Colégio Estadual Liceu do Ceará (CELC), in Fortaleza - Ceará/Brazil, in the light of the media-education, from the perspective of the Responsibility Principle, and considered increasing portability as a preponderant factor to bring up the need of the effectiveness of education for the media, the media, the media and the media. Based on the assumption that the approach to environmental issues is fundamental, it was possible to verify the need for this theme to be present in the daily school life through practices that evidence the media as a potential resource. Considering the above, the following guiding objectives were used for the development of this research: to investigate the use of mobile technology in school environment by students of the second year of high school; verify how environmental education is given in the Institution; to develop a practical process of approaching environmental education with the media-education, from the point of view of responsibility; and encourage the association between environmental content and audio productions, through the podcast media tool. The transformation of the perception and use of space, as well as of natural resources, were discussed points and even disseminated through a channel available in the universe of Information and Communication Technologies (ICT). Signed in the theoretical-methodological assumptions of action research, this study is a qualitative approach and is configured as a social research on an empirical basis. The development of this dissertation pointed out that satisfactory practices in the relationship between the individual and the environment depend on the access to information and the sense of responsibility that the human being has with the space in which he lives. It also made clear that environmental education needs to move away from obsolete and static approaches and approach current issues, pointing to practical solutions to everyday problems. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40041 |
Aparece en las colecciones: | PPGCOM - Dissertações defendidas na UFC |
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