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Tipo: Tese
Título: Contribuições à crítica da ciência, da tecnologia e da educação como panaceia para os males da humanidade
Autor(es): Costa, César Lima
Orientador: Rabelo, Josefa Jackline
Coorientador: Jimenez, Maria Susana Vasconcelos
Palavras-chave: Ciência;Tecnologia;Educação
Data do documento: 2018
Citação: COSTA, César Lima. Contribuições à crítica da ciência, da tecnologia e da educação como panaceia para os males da humanidade. 2018. 169f. - Tese - (Doutorado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação, Fortaleza (CE), 2018.
Resumo: Articula-se ao conjunto de investigações promovidas pela linha de pesquisa Marxismo, Educação e Luta de Classes (E-luta), eixo Ontologia Marxiana e Educação, integrantes do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira vinculado à Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal do Ceará (UFC). A ciência, a tecnologia e a educação se encontram entre as panaceias privilegiadas na contemporaneidade, apresentando-se, por vezes, com uma pretensa autonomia em relação aos demais complexos sociais, obstaculizando, assim, o desvelamento de sua gênese e desenvolvimento histórico, condição sine qua non à compreensão de seu verdadeiro papel na reprodução do ser social. Neste sentido, objetivamos investigar criticamente o conteúdo e a forma assumidos pela racionalidade técnico-científica moderna, na medida em que se exprime como solução para todos os males sociais e os consequentes rebatimentos na Educação, mormente na formação da classe trabalhadora. A pesquisa tem cunho bibliográfico e documental, cujo referencial teórico se ancora no materialismo histórico marxiano, caracterizado, sobremodo, em sua Crítica da Economia Política – O Capital, devidamente perspectivado pela ontologia do ser social, recuperada por György Lukács no conjunto do legado de Karl Marx. No itinerário da pesquisa, são arroladas, ainda, as proposições de Herbert Marcuse e de Jürgen Habermas no tocante à racionalidade técnica, à dominação social, à ação comunicativa e às tensões delas decorrentes que resultam em campo fértil para o surgimento de propostas educacionais afeitas ao grande capital, a exemplo da tecnologia educacional socioeducacional Odebrecht (TESE) e congêneres, as quais, sob distintas denominações, introduzem o empreendedorismo como veículo ideológico que opera junto aos intitulados projeto de vida dos estudantes, cujas alternativas são estabelecidas dentro do limitado campo de manobra imposto pela sua classe social. O conjunto das análises empreendidas resultou em evidências que apontam a incompatibilidade dos pressupostos teórico-práticos requeridos para efetivação de propostas educacionais que corroborem o desenvolvimento pleno das potencialidades humanas, na medida em que os limites estruturais inerentes ao sistema sociometabólico capitalista, caracterizado, entre outras, pela divisão social e hierarquizada do trabalho e pela divisão de classes sociais, são opostos ao estabelecimento de um processo autêntico de emancipação humana.
Abstract: Se articula al conjunto de investigaciones promovidas por la línea de investigación Marxismo, Educación y Lucha de Clases (E-lucha), eje Ontología Marxiana y Educación, integrantes del Programa de Postgrado en Educación Brasileña vinculado a la Facultad de Educación (FACED) Universidad Federal de Ceará (UFC). La ciencia, la tecnología y la educación se encuentran entre las panaceas privilegiadas en la contemporaneidad, presentándose a veces con una pretendida autonomía en relación con los demás complejos sociales, obstaculizando así el desvelamiento de su génesis y desarrollo histórico, condición sine qua non a la comprensión de su verdadero papel en la reproducción del ser social. En este sentido, objetivamos investigar críticamente el contenido y la forma asumidos por la racionalidad técnico-científica moderna, en la medida en que se expresa como solución para todos los males sociales y los consecuentes rebotes en la Educación, principalmente en la formación de la clase trabajadora. La investigación tiene cuño bibliográfico y documental, cuyo referencial teórico se ancla en el materialismo histórico marxiano, caracterizado, sobre todo, en su Crítica de la Economía Política - El Capital, debidamente perspectivado por la ontología del ser social, recuperada por György Lukács en el conjunto del legado de Karl Marx. En el itinerario de la investigación se arrolan las proposiciones de Herbert Marcuse y de Jürgen Habermas en lo tocante a la racionalidad técnica, a la dominación social, a la acción comunicativa ya las tensiones de ellas derivadas que resultan en campo fértil para el surgimiento de propuestas educativas afectadas el capitalismo, a ejemplo de la tecnología educativa socioeducativa Odebrecht (TESE) y congéneres, las cuales, bajo distintas denominaciones, introducen el emprendedorismo como vehículo ideológico que opera junto a los intitulados proyecto de vida de los estudiantes, cuyas alternativas se establecen dentro del limitado campo de maniobra impuesto por su clase social. El conjunto de los análisis emprendidos resultó en evidencias que apunta a la incompatibilidad de los presupuestos teórico-prácticos requeridos para la efectividad de propuestas educativas que corroboran el desarrollo pleno de las potencialidades humanas, en la medida en que los límites estructurales inherentes al sistema sociometabólico capitalista, caracterizado, entre otras, por la división social y jerarquizada del trabajo y por la división de clases sociales, son opuestos al establecimiento de un proceso auténtico de emancipación humana.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40018
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