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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39989
Tipo: | Artigo de Evento |
Título : | Aspectos da nacionalidade e da regionalidade em o Gaúcho (1870) e o sertanejo (1875), de José de Alencar |
Autor : | Ferreira, Kelly Cristina Medeiros Rocha, Denise |
Palabras clave : | O Sertanejo;História;O Gaúcho |
Fecha de publicación : | 2018 |
Citación : | FERREIRA, Kelly Cristina Medeiros ; ROCHA, Denise. Aspectos da nacionalidade e da regionalidade em o Gaúcho (1870) e o sertanejo (1875), de José de Alencar. In: INTERDISCIPLINAR DE ESTUDOS LITERÁRIOS, 15., 21 a 23 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2018. p. 404- 418. |
Resumen en portugués brasileño: | O trabalho objetiva examinar as diretrizes do programa estético de José de Alencar (1929-1877) que considera a multiplicidade da região como necessária para a construção da unidade da paisagem literária do país, conforme se evidencia em seu texto “Bênção paterna” (1872). Para tanto, deve-se considerar que o escritor cearense produziu uma obra ampla e diversificada comprometida com tal construção. Ressalte-se que Antonio Candido (2007) classifica a literatura oitocentista no país como “empenhada”. Assim, diante da recente independência brasileira, o romance regionalista romântico esforça-se por cumprir um programa que exigia uma atitude afirmativa em relação à construção da identidade nacional. Nessa direção programática situam-se dois romances regionalistas alencarinos - O Gaúcho (1870) e O Sertanejo (1875) que integram o corpus desse trabalho. Por meio de uma leitura comparada analisam-se ambos, sobretudo, sob a perspectiva histórica de Sérgio Buarque de Holanda (2014) e Darcy Ribeiro (2006). As mencionadas narrativas de Alencar revelam as peculiaridades das propriedades rurais que descritas em termos literários conjugam realidade e imaginação e projetam certa harmonização entre as classes sociais, ainda que de forma ambígua; além disso, oferecem uma mostra de seus aspectos geográficos, históricos, sociológicos e culturais. Nesse ambiente, os protagonistas Manuel Canho e Arnaldo Loureiro, respectivamente, vivenciam experiências singulares em meio às culturas populares – gaúcha e sertaneja – com suas desigualdades sociais, músicas, festas, danças e costumes. |
Abstract: | He work aims to examine the guidelines of José de Alencar's aesthetic program (1929-1877), which considers the multiplicity of the region as necessary for the construction of the unity of the country's literary landscape, as evidenced in his text "Paternal Blessing" (1872) . For this, it should be considered that the writer from Ceará produced a large and diversified work committed to such construction. It should be emphasized that Antonio Candido (2007) classifies the nineteenth century literature in the country as "committed". Thus, in view of the recent Brazilian independence, the Romantic regionalist novel endeavors to fulfill a program that required an affirmative attitude towards the construction of the national identity. In this programmatic direction are located two regionalist novels alencarinos - The Gaucho (1870) and The Sertanejo (1875) that integrate the corpus of this work. Through a comparative reading, both are analyzed, especially from the historical perspective of Sérgio Buarque de Holanda (2014) and Darcy Ribeiro (2006). Alencar's narratives reveal the peculiarities of rural properties described in literary terms that combine reality and imagination and project some harmonization among social classes, although in an ambiguous way they also offer a sample of their geographical, historical, sociological and cultural activities. In this environment, the protagonists Manuel Canho and Arnaldo Loureiro, respectively, experience singular experiences amid the popular cultures – gaucho and sertaneja – with their social inequalities, music, parties, dances and customs. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39989 |
ISSN : | 2179 4154 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | PPGLE - Trabalhos apresentados em eventos |
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