Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39967
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBraga, Luciana-
dc.date.accessioned2019-02-26T11:19:45Z-
dc.date.available2019-02-26T11:19:45Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationBRAGA, Luciana. Entre o desejo clandestino e a Literatura Clariceana. In: ENCONTRO INTERDISCIPLINAR DE ESTUDOS LITERÁRIOS, 15., 21 a 23 nov. 2018, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2018. p. 147-156.pt_BR
dc.identifier.issn2179 4154-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39967-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDesejopt_BR
dc.subjectInterditopt_BR
dc.subjectErotismopt_BR
dc.subjectClarice Lispectorpt_BR
dc.titleEntre o desejo clandestino e a Literatura Clariceanapt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrPretende-se, nesta comunicação, analisar o poder subversivo da literatura no conto “Felicidade Clandestina”, de Clarice Lispector presente na obra de mesmo nome, publicada no ano de 1971. Nesse conto clariceano, a personagem principal transita entre o desejo e a frustração, elementos definidores para o autoconhecimento desse eu que necessita de um outro para desvendar a si mesma. Frente aos obstáculos para alcançar o outro, esse corpo desejante não desiste apegado à promessa da posse do objeto desejado. Cabe salientar que lidamos com um eu infantil e um outro objeto, um outro em forma de livro, porque o objeto do desejo não precisa ser carnal. Dessa forma, pretendemos analisar a escrita desse conto através da teoria do “corpo erotizado” desenvolvida pela estudiosa Elódia Xavier no seu livro Que corpo é esse? O corpo no imaginário feminino (2007) a partir da personagem principal e narradora da história. Além disso, a fim de aprofundar teoricamente nossas reflexões a cerca do desejo, do erotismo, do gozo e do interdito, utilizaremos um arcabouço teórico constituído por Platão em O Banquete (1987), Georges Bataille em O Erotismo (1987), Sigmund Freud na obra As pulsões e seus destinos (2017), Lucia Castello Branco em seu texto O que é erotismo (1983), Roland Barthes com o célebre O prazer do texto (2015), Simon May com o Amor: uma história (2012), entre outros autores e obras, que possam contribuir efetivamente para o cumprimento do propósito deste trabalho.pt_BR
dc.description.abstract-esEn esta comunicación, se pretende analizar el poder subversivo de la literatura en el cuento "Felicidad Clandestina", de Clarice Lispector presente en la obra del mismo nombre, publicada en el año 1971. En ese cuento clariceano, el personaje principal transita entre el deseo y la frustración, elementos definidores para el autoconocimiento de ese yo que necesita de un otro para entenderse a sí misma. Frente a los obstáculos para alcanzar al otro, ese cuerpo deseante no desiste apegado a la promesa de la posesión del objeto deseado. Cabe señalar que trabajamos con un yo infantil y un otro objeto, otro en forma de libro, porque el objeto del deseo no necesita ser carnal. De esta forma, pretendemos analizar la escritura de ese cuento a través de la teoría del "cuerpo erotizado" desarrollada por la estudiosa Elodia Xavier en su libro ¿Qué cuerpo es éste? El cuerpo en el imaginario femenino (2007) a partir del personaje principal y narrador de la historia. Además, a fin de profundizar teóricamente nuestras reflexiones a cerca del deseo, del erotismo, del goce y del interdicto, utilizaremos un marco teórico constituido por Platón en El Banquete (1987), Georges Bataille en El Erotismo (1987), Sigmund Freud en la obra Las pulsiones e sus destinos (1990), Roland Barthes con el célebre El placer del texto (2015), Simon May con el Amor: una historia (2012), entre otros autores y obras, que puedan contribuir efectivamente al cumplimiento del propósito de este trabajo.pt_BR
Aparece nas coleções:PPGLE - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_eve_lbraga.pdf2,97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.