Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39911
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ciasca, Maria Isabel Filgueiras Lima | - |
dc.contributor.author | Santiago, Silvany Bastos | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-25T11:30:55Z | - |
dc.date.available | 2019-02-25T11:30:55Z | - |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.identifier.citation | CIASCA, Maria Isabel Filgueiras Lima; SANTIAGO, Silvany Bastos. A avaliação por competências no currículo do ensino médio. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 4., 20 a 22 nov. 2008, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2008. p. 1461-1471. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 9788589872423 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39911 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM) | pt_BR |
dc.subject | Avaliação da Educação | pt_BR |
dc.subject | Behaviorismo | pt_BR |
dc.title | A avaliação por competências no currículo do ensino médio | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM) as propostas pedagógicas estabelecidas para as escolas devem incluir competências básicas, em seus conteúdos. Nesse sentido, Mello (2004), assinala que competência se caracteriza com a capacidade de mobilizar conhecimentos, valores e decisões para agir de modo pertinente em uma determinada situação. Uma competência não se deduz apenas do ato de fazer algo que pode ser objetivamente avaliado. Para a avaliação, há de se considerar também os conhecimentos, valores e atitudes do educando. Perrenoud (1999a) apresenta três versões que comumente se emprega para definir competência. A primeira versão trata de competência e objetivos: retoma-se a pedagogia tradicional de Bloom apud Perrenoud (1999b), na qual os objetivos de ensino são em termos de conduta e freqüentemente os educadores se utilizam dessa versão tradicional de competência. Essa abordagem não está superada, desde que se observem seus excessos como: o behaviorismo, as taxionomias intermináveis, o fracionamento de objetivos e a organização do ensino por objetivos. [...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2008_eve_miflciascasbsantiago.pdf | 641,88 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.