Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39911
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCiasca, Maria Isabel Filgueiras Lima-
dc.contributor.authorSantiago, Silvany Bastos-
dc.date.accessioned2019-02-25T11:30:55Z-
dc.date.available2019-02-25T11:30:55Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.citationCIASCA, Maria Isabel Filgueiras Lima; SANTIAGO, Silvany Bastos. A avaliação por competências no currículo do ensino médio. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 4., 20 a 22 nov. 2008, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2008. p. 1461-1471.pt_BR
dc.identifier.isbn9788589872423-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39911-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDiretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM)pt_BR
dc.subjectAvaliação da Educaçãopt_BR
dc.subjectBehaviorismopt_BR
dc.titleA avaliação por competências no currículo do ensino médiopt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrConforme as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (DCNEM) as propostas pedagógicas estabelecidas para as escolas devem incluir competências básicas, em seus conteúdos. Nesse sentido, Mello (2004), assinala que competência se caracteriza com a capacidade de mobilizar conhecimentos, valores e decisões para agir de modo pertinente em uma determinada situação. Uma competência não se deduz apenas do ato de fazer algo que pode ser objetivamente avaliado. Para a avaliação, há de se considerar também os conhecimentos, valores e atitudes do educando. Perrenoud (1999a) apresenta três versões que comumente se emprega para definir competência. A primeira versão trata de competência e objetivos: retoma-se a pedagogia tradicional de Bloom apud Perrenoud (1999b), na qual os objetivos de ensino são em termos de conduta e freqüentemente os educadores se utilizam dessa versão tradicional de competência. Essa abordagem não está superada, desde que se observem seus excessos como: o behaviorismo, as taxionomias intermináveis, o fracionamento de objetivos e a organização do ensino por objetivos. [...]pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_eve_miflciascasbsantiago.pdf641,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.