Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39830
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Soares, Maria Dagmar de Andrade | - |
dc.contributor.author | Saintrain, Maria Vieira de Lima | - |
dc.contributor.author | Silva, Rosângela Augusta da | - |
dc.date.accessioned | 2019-02-21T15:55:12Z | - |
dc.date.available | 2019-02-21T15:55:12Z | - |
dc.date.issued | 2008 | - |
dc.identifier.citation | SOARES, Maria Dagmar de Andrade; SAINTRAIN, Maria Vieira de Lima; SILVA, Rosângela Augusta da. O aluno surdo na escola regular: pontos positivos e negativos na visão de professores e coordenadores. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 4., 20 a 22 nov. 2008, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2008. p. 917-928. | pt_BR |
dc.identifier.isbn | 9788589872423 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39830 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Declaração de Salamanca | pt_BR |
dc.subject | Escola regular | pt_BR |
dc.subject | Integração e inclusão | pt_BR |
dc.title | O aluno surdo na escola regular: pontos positivos e negativos na visão de professores e coordenadores | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Em junho de 1994, é assinada a Declaração de Salamanca que proclama a escola regular inclusiva para o combate à discriminação, garantindo os direitos educacionais, acolhendo a toda a criança independente de suas condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais e lingüísticas. A política evidenciada por esta declaração foi adotada na maioria dos países e inspirou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação no Brasil (BRASIL, 1996). No entanto, as diretrizes oficiais e discussões sobre a integração/inclusão de surdos mostram ambigüidades e indefinições. Reconhecem por um lado o uso da língua de sinais como direito e como forma de garantir melhores condições de escolarização, entretanto, são vagas as recomendações para a escola regular e seus professores, não ficam especificadas as diretrizes no sentido de oportunizar a construção de uma condição bilíngüe do surdo ou de oferecer um ensino que em algum aspecto, seja desenvolvido por meio de língua de sinais.(SILVA E PEREIRA,2003). [...] | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2008_eve_mdasoares.pdf | 660,87 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.