Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39830
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSoares, Maria Dagmar de Andrade-
dc.contributor.authorSaintrain, Maria Vieira de Lima-
dc.contributor.authorSilva, Rosângela Augusta da-
dc.date.accessioned2019-02-21T15:55:12Z-
dc.date.available2019-02-21T15:55:12Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.citationSOARES, Maria Dagmar de Andrade; SAINTRAIN, Maria Vieira de Lima; SILVA, Rosângela Augusta da. O aluno surdo na escola regular: pontos positivos e negativos na visão de professores e coordenadores. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 4., 20 a 22 nov. 2008, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2008. p. 917-928.pt_BR
dc.identifier.isbn9788589872423-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39830-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDeclaração de Salamancapt_BR
dc.subjectEscola regularpt_BR
dc.subjectIntegração e inclusãopt_BR
dc.titleO aluno surdo na escola regular: pontos positivos e negativos na visão de professores e coordenadorespt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEm junho de 1994, é assinada a Declaração de Salamanca que proclama a escola regular inclusiva para o combate à discriminação, garantindo os direitos educacionais, acolhendo a toda a criança independente de suas condições físicas, intelectuais, sociais, emocionais e lingüísticas. A política evidenciada por esta declaração foi adotada na maioria dos países e inspirou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação no Brasil (BRASIL, 1996). No entanto, as diretrizes oficiais e discussões sobre a integração/inclusão de surdos mostram ambigüidades e indefinições. Reconhecem por um lado o uso da língua de sinais como direito e como forma de garantir melhores condições de escolarização, entretanto, são vagas as recomendações para a escola regular e seus professores, não ficam especificadas as diretrizes no sentido de oportunizar a construção de uma condição bilíngüe do surdo ou de oferecer um ensino que em algum aspecto, seja desenvolvido por meio de língua de sinais.(SILVA E PEREIRA,2003). [...]pt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_eve_mdasoares.pdf660,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.