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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39828
Type: | Artigo de Evento |
Title: | Avaliação do apoio social na perspectiva de professores de escolas inclusivas – Rede Municipal |
Authors: | Collares, Patrícia Moreira Landim, Fátima Luna Pinheiro |
Keywords: | Educação inclusiva;Necessidades Educacionais Especiais (NEE);Fracasso |
Issue Date: | 2008 |
Citation: | COLLARES, Patrícia Moreira; LANDIM, Fátima Luna Pinheiro. Avaliação do apoio social na perspectiva de professores de escolas inclusivas – Rede Municipal. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 4., 20 a 22 nov. 2008, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2008. p. 884-897. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | A educação inclusiva requer escolas receptivas a todos, onde o aprendizado se desenvolva de modo conjunto, sem quaisquer preconceitos ou exclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais (NEE), pois o ato educativo se fundamenta na diferenciação do curriculo em prol da inclusão (SANCHES, 2005). O presente artigo parte do entendimento de haver a necessidade de estudos que aprofundem o tema das redes sociais (formais e informais), que desempenham papel de suporte ou de apoio à escola regular, na proposta de incluir em seus espaços as crianças com NEE. A justificativa para sua elaboração fundamenta-se no discurso atual de que, no desempenho das ações de inclusão, o professor enfrenta limitações tanto técnicas como emocionais (MENDES, 2006; KASSAR, 2005). Autores escrevem ser esse um ponto crítico para o professor que necessita lidar cotidianamente com a deficiência, podendo acarretar em fracasso, caso não haja apoio ou assistência especializada (BUENO, 2001). [...] |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39828 |
ISBN: | 9788589872423 |
Appears in Collections: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
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