Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39825| Type: | Artigo de Evento |
| Title: | Alunos com necessidades educacionais especiais (NEES): avaliar para o desenvolvimento pleno da capacidade de todos |
| Authors: | Fernandes, Tereza Liduina Grigório Viana, Tania Vicente |
| Keywords: | Avaliação da aprendizagem;Educadores;Desempenho de ensino |
| Issue Date: | 2008 |
| Citation: | FERNANDES, Tereza Liduína Grigório; VIANA, Tania Vicente. Alunos com necessidades educacionais especiais (NEES): avaliar para o desenvolvimento pleno da capacidade de todos. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, 4., 20 a 22 nov. 2008, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): UFC, 2008. p. 797-816. |
| Abstract in Brazilian Portuguese: | A valorização crescente atribuída à avaliação da aprendizagem vem gerando, nas últimas décadas, a permanente necessidade de mudanças nas práticas avaliativas por parte de técnicos e educadores. Nessa perspectiva, convém recordar ser mais importante procurar compreender os aspectos subjacentes do desempenho acadêmico discente, como forma de proporcionar investigações e intervenções mais eficientes, do que simplesmente registrar seu sucesso ou fracasso escolar (HADJI, 2001; HOFFMANN, 2001; LUCKESI, 2005). Os professores, por estarem em contato direto com os alunos em sala de aula, são os profissionais da educação mais indicados para fazer uma avaliação diagnóstica. Podem observar – formal e informalmente – as atividades e comportamentos revelados no cotidiano, como ainda sinalizar capacidades gerais e específicas.[...] |
| URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39825 |
| ISBN: | 9788589872423 |
| Appears in Collections: | PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
| File | Description | Size | Format | |
|---|---|---|---|---|
| 2008_eve_tlgfernandes.pdf | 1,05 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.