Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39671
Tipo: Dissertação
Título : Avaliação das Políticas Públicas de Assistência Odontológica a Estudantes de Graduação da UFC a partir de seus sujeitos: Percepções e Concepções
Autor : Costa, André Marques
Tutor: Bezerra, Roselane Gomes
Palabras clave : Assistência Estudantil;Avaliação de Políticas Públicas;Saúde Bucal;Inclusão Social;Saúde Coletiva
Fecha de publicación : 2018
Citación : COSTA, André Marques. Avaliação das Políticas Públicas de Assistência Odontológica a Estudantes de Graduação da UFC a partir de seus sujeitos: Percepções e Concepções. 2018. 99f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Avaliação de Políticas Públicas, Fortaleza (CE), 2018.
Resumen en portugués brasileño: Este trabalho tem como objetivo analisar a política de acolhimento institucional por meio das percepções de jovens acolhidos sobre o viver em abrigo. Esta política faz parte da alta complexidade da Assistência Social, e efetiva-se como serviço socioassistencial. O grupo estudado nesta pesquisa abrange jovens que têm entre 15 e 19 anos, são do sexo masculino e vivem num abrigo na cidade de Fortaleza, capital do Ceará. Para realizar esta análise utilizo alguns pressupostos e técnicas inerentes à Avaliação em Profundidade, tentando aliar ao conhecimento sobre as percepções dos jovens, o contexto de efetivação e elaboração da política, os discursos que a configuram e as trajetórias socio-históricas e institucionais. As análises demonstraram os sentidos de contradição e ambivalência que os jovens constroem em suas percepções sobre a vida num abrigo, evidenciando que este espaço físico e subjetivo é o palco de intensos processos de significação; demonstram a necessidade de fortalecimento dos vínculos de origem, da criação de condições para uma vida autônoma, bem como da qualificação dos profissionais e dos espaços de Acolhimento Institucional que, embora precarizados, são ainda ponto de apoio e base de impulso dos jovens para um futuro digno. Conclui expondo a necessidade de uma política que esteja de fato atrelada aos interesses e contextos dos jovens acolhidos e de suas famílias. O presente trabalho é um estudo qualitativo a respeito das políticas de assistência odontológica destinadas a estudantes de graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Tais políticas, que se alicerçam basicamente sob as diretrizes do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PENAES) são trabalhadas principalmente no âmbito da Coordenação de Perícia e da Assistência ao Servidor (CPASE); e, por isso, esse foi o campo principal de investigação, extrapolando-se para outros espaços no âmbito da UFC, a exemplo da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP) e da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE). Importante destacar o objeto desta pesquisa, ou seja, as concepções e o desenvolvimento acerca dos serviços odontológicos. Nesse sentido, buscou-se detectar questões ligadas ao atendimento odontológico, estudando-se aspectos relacionados à qualidade de atendimento e outros aspectos estruturais e logísticos. Todavia, também procurou-se captar as impressões dos sujeitos envolvidos, identificando-se os sentidos e significados da política em estudo, trabalhando-se com as questões da estética oral, dor, inclusão social, condições de trabalho de servidores, valorização e motivação dos profissionais técnicos administrativos. Para tanto foram utilizados métodos de pesquisa qualitativa, que são frequentemente utilizados na pesquisa social, como o diário de campo, as entrevistas semiestruturadas e o grupo focal. Para embasar a discussão teórica foram realizadas revisões da literatura a respeito de temas relacionados à trajetória histórica das políticas de assistência estudantil no Brasil, bem como ao processo de ampliação da publicização da odontologia e ao avanço das diversas compreensões sobre o processo avaliativo em políticas públicas. Assim, cumpre destacar que este trabalho se inspira na metodologia da Avaliação em Profundidade, sem, contudo, por questões de limitações práticas, pretender contemplá-la na íntegra, pois aproveita a riqueza do estudo de seus eixos analíticos, com a pretensão de realizar um processo avaliativo alinhado à perspectiva de uma avaliação de caráter pluralista e, portanto, eminentemente antipositivista.
Abstract: The present work is a qualitative study about the policies of dental assistance for undergraduate students of the Federal University of Ceará, UFC. These policies, which are basically based on the guidelines of the National Program of Student Assistance (PENAES), are worked mainly in the scope of the Coordination of Expertise and Assistance to the Server (CPASE) and, therefore, this was the main field of investigation, extrapolating (PROGEP) and the Pro-Rector's Office for Student Affairs (PRAE), for other spaces within the UFC. In this sense, we sought to detect issues related to dental care, studying aspects related to quality of care and other structural and logistic aspects, but also sought to capture the impressions of the subjects involved, identifying the meanings and meanings of the policy under study, working with questions of oral aesthetics, pain, social inclusion, working conditions of employees, valorization and motivation of administrative technical professionals. For that, qualitative research methods were used, which are frequently used in social research, such as the field diary, semi-structured interviews and the focus group. Furthermore, to support the theoretical discussion, literature reviews were carried out on topics related to the historical trajectory of student assistance policies in Brazil, as well as the process of expanding the publication of dentistry and the advancement of the various understandings on the evaluation process in public policies. Thus, it should be noted that this work is based on the methodology of In-depth Assessment, without, however, for reasons of practical limitations, to contemplate it in its entirety, but taking advantage of the richness of the study of its analytical axes, with the evaluation process in line with the perspective of an evaluation of a pluralistic and, therefore, eminently anti-positivist character.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39671
Aparece en las colecciones: MAPP - Dissertações defendidas na UFC

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2018_dis_amcosta.pdf754,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.