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dc.contributor.advisorJucá Neto, Clovis Ramiro-
dc.contributor.authorBeserra, José Ramiro Teles-
dc.date.accessioned2019-02-12T13:41:41Z-
dc.date.available2019-02-12T13:41:41Z-
dc.date.issued2019-02-
dc.identifier.citationBESERRA, José Ramiro Teles. Matrizes e capelas do Ceará: circularidade e conexões atlânticas: arquitetura e artífices entre os sertões do Nordeste e Portugal (1700-1820). Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Centro de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo e Design, Fortaleza, 2018. 492 f. : il. color.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39613-
dc.description.abstractColonial religious architecture in the state of Ceará is unknown and little studied, as it verifies easily in the lack of a bibliography emphasizing such typology. This gap is mostly due to prejudgment attributed to this countryside architecture by the official institutions for cultural heritage preservation that not find in it a faithful transposition of the exceptional and preestablished erudite standards, which leads to its marginalization within the national preservation policy. In fact, this architecture is hybrid and with a rare simplicity due to its contradictory synthesis of many factors such as social order, economy and geography. As it shall be seen, its singularity is related to two main genitive factors that give its own meaning: the men, ideas and their circulation patterns throughout the local, regional and Atlantic connections. And the transculturation of these ideas in a new land like means of technical, social and economic possibilities in the Northern countryside. In light of an inexistent bibliography and rarity of primary written sources, a set of edifications has been analyzed as an architectonic physical document and approached through an empirical observation basis. In this research, these constructions have been considered as vernacular objects reflecting predicative techniques and symbolic resignifications of the world vision and ideas that have migrated with colonizers and changing culture due to the need of adaptation in the new environments. Besides its importance as an innovative architectonic object, this colonial religious architecture has also participated as a key element in the expansion and consolidation of urbane networks in the countryside. To highlight such fact, an inventory of 50 edifications spread out in this territory has been produced, in which typical categories of analysis of architecture discipline were systemized. Thereby, the main objective is to insert this religious and colonial architecture of the Ceará in the general background of the Portuguese speaking people contributions, relating it to the idea of place, in which it has been gestated and transculturado; the Ceará countryside.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUFCpt_BR
dc.subjectArquitetura religiosa colonialpt_BR
dc.subjectCirculação de ideiaspt_BR
dc.subjectTransculturaçãopt_BR
dc.subjectCearápt_BR
dc.titleMatrizes e capelas do Ceará: circularidade e conexões atlânticas: arquitetura e artífices entre os sertões do Nordeste e Portugal (1700-1820)pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA arquitetura religiosa colonial produzida no Ceará é tipologia pouco estudada ou mesmo desconhecida, fato verificado, por exemplo, pela quase completa inexistência de bibliografia atinente ao tema. Esta lacuna aprofunda-se, em parte, devido ao preconceito das instituições oficiais de preservação do patrimônio cultural que, não identificando naquela arquitetura sertaneja uma transposição fiel dos cânones eruditos excepcionais e pré-concebidos do seu ideário, relegou-a à margem da política preservacionista nacional. De fato, se trata de uma arquitetura híbrida, de rara singeleza, cunhada na síntese, por vezes contraditória, de diversos fatores de ordem social, econômica e geográfica. Como demonstraremos, sua singularidade está vinculada a dois principais fatores genitivos que lhe deram sentido: a circulação de homens, ideias e formas através de conexões locais, regionais e atlânticas; e a transculturação destas ideias em novo território, mediatizadas pelas possibilidades técnicas, sociais e econômicas dos Sertões do Norte. Diante da inexistente bibliografia e das raras fontes primárias, o acervo edificado foi analisado como documento arquitetônico físico, mediante abordagem de observação empírica, tomando-o como objeto vernáculo que traduziu predicados técnicos e simbólicos resinificados a partir da visão de mundo do colonizador e da circulação de ideias, transculturado pela necessidade de adaptação ao meio. Para além de sua importância enquanto objeto arquitetônico inovador, autônomo a transposições diretas de matrizes estilísticas europeias, a arquitetura religiosa colonial cearense também participou como elemento chave na expansão e consolidação da rede urbana sertaneja. Como resultado final, elaborou-se inventário arquitetônico de cerca de 50 edificações dispersas por todo o território cearense, onde foram sistematizadas informações a partir de categorias de análise próprias da disciplina. Objetivou-se, portanto, inserir a produção arquitetônica religiosa setecentista do Ceará, no panorama geral das contribuições dos povos de língua portuguesa e vinculando-a, necessariamente, à ideia do lugar em que foi gestada e transculturada: os sertões do Ceará.pt_BR
Aparece nas coleções:DAUD - Dissertações defendidas na UFC

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