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Type: TCC
Title: Avaliação de atividades de teste por usuários finais no contexto do projeto scalable game design Brasil
Authors: Maia, Fabio Janyo Fonteles
Advisor: Monteiro, Ingrid Teixeira
Keywords: Desenvolvimento de usuário final.;Usuário final (Computadores);Teste de software;Engenharia semiótica;Design de jogos
Issue Date: 2018
Citation: MAIA, Fabio Janyo Fonteles. Avaliação de atividades de teste por usuários finais no contexto do projeto scalable game design Brasil. 2018. TCC (Graduação em Engenharia de Software) - Universidade Federal do Ceará, Campus de Quixadá, Quixadá, 2018.
Abstract in Brazilian Portuguese: O desenvolvimento de aplicações por pessoas que não tem conhecimentos específicos sobre as atividades de engenharia de software, também conhecidos como usuário finais, tem, hoje, se tornado cada vez mais comum, e tornar esta experiência agradável e satisfatória é um dos principais objetivos da End-user Software Engineering (EUSE). Este trabalho apresenta um estudo de caso realizado no contexto do projeto Scalable Game Design Brasil (SGD-Br), que tem o objetivo de apoiar o aprendizado de raciocínio computacional por crianças e adolescentes, através da criação de jogos. A pesquisa traz uma abordagem sobre as atividades realizadas em um caso específico com uma das turmas participantes do projeto, focando na atividade de testes, que não fazia parte do roteiro do projeto, mas que foi vista como necessária pelo professor da turma, que também é um usuário final. Para concluir este objetivo, realizamos testes e inspeções nos jogos desenvolvidos pelos alunos, assim como uma análise nos resultados dos testes realizados por eles. Diante disso, pudemos verificar erros e conquistas obtidos pelos usuários finais, assim como conseguimos ver a importância de que abranger outras fases da EUSE pode impactar positivamente a qualidade do produto final desenvolvido por este tipo de usuário.
Abstract: The development of applications by people who do not have specific knowledge about software engineering activities, also known as end-users, has become increasingly common today, and making this experience enjoyable and satisfying is one of End Users Software Engineering (EUSE) main goals. This paper presents a case study carried out in the context of the project Scalable Game Design Brazil (SGD-Br), which aims to support the learning of computational thinking by children and adolescents, through the creation of games. The research brings an approach to the activities carried out in a specific case with one of the classes participating in the project, focusing on the test activity, which was not part of the project script, but was seen as necessary by the class teacher, who is also an end user. To complete this goal, we conducted tests and inspections of games developed by the students, as well as an analysis of students’ test results. On this, we were able to verify errors and achievements obtained by the end users, as well as we can see the importance of covering other phases of the EUSE can positively impact the quality of the final product developed by this type of user
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39461
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