Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39369
Type: | Dissertação |
Title: | A leitura literária no contexto acadêmico |
Authors: | Barreto, Damaris de Queiroz |
Advisor: | Cavalcante, Lidia Eugenia |
Keywords: | Leitura literária;Mediação da leitura;Informação e leitura |
Issue Date: | 2018 |
Citation: | BARRETO, Damaris de Queiroz. A leitura literária no contexto acadêmico. 2018. 101f. -Dissertação (mestrado)-Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação, Fortaleza (CE), 2018. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Este trabalho tem como objetivo apresentar a leitura literária inserida na perspectiva dos discentes dos programas de pós-graduação em Ciência da Informação do Ceará, a saber, o Mestrado Acadêmico em Ciência da Informação da Universidade Federal do Ceará – PPGCI/UFC e o Mestrado Profissional em Biblioteconomia da Universidade Federal do Cariri – PPGB/UFCA, buscando entender as relações estabelecidas durante o percurso acadêmico entre os discentes e as práticas de leitura. Por se tratar de uma pesquisa de natureza qualitativa, exploratória e que se desenvolve apoiada no método dialético, baseando-se no entendimento de que a prática leitora está intrinsecamente ligada aos meandros sociais e culturais dos indivíduos em foco, utilizou-se a pesquisa bibliográfica como meio para desenvolver os aportes teóricos que entrelaçam os temas da leitura Já o instrumento de pesquisa escolhido foi entrevista semiestruturada por ela proporcionar maior liberdade de expressão e flexibilidade ao entrevistado, fato fundamental para a construção do estudo. A partir da investigação realizada, pôde-se concluir que o ingresso no ensino superior ocasiona progressivo afastamento das práticas de leitura literária, sendo suas fontes derivadas de diferentes vertentes, mas que partem de discursos comuns entre os discentes. |
Abstract: | This thesis aims to present the literary reading inserted in the perspective of the students of the postgraduate programs in Information Science of Ceará, namely, the Academic Master in Information Science of the Federal University of Ceará - PPGCI/UFC and the Professional Master's Degree in Librarianship of the Federal University of Cariri - PPGB/UFCA, seeking to understand the relationships established during the academic course between students and reading practices. This research has a qualitative and exploratory nature, based on the dialectical method and on the understanding that the reading practice is intrinsically linked to the social and cultural intricacies of the individuals in focus. Bibliographical research was used as a means to develop the theoretical contributions that interweave the themes of the reading. The chosen research instrument was a semi-structured interview because it provided greater freedom of expression and flexibility to the interviewee, a fundamental fact for the construction of the study. From the research carried out, it was possible to conclude that the entrance in the higher education causes progressive distance from the practices of literary reading, being its sources derived from different slopes, but starting from common discourses among the students. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39369 |
Appears in Collections: | PPGCI - Dissertações defendidas na UFC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2018_dis_dqbarreto.pdf | 1,12 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.