Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39366
Tipo: | Dissertação |
Título: | Ensino e aprendizagem do gênero resenha de filme no 9º ano do ensino fundamental |
Autor(es): | Paes, Francisco Cleyton de Oliveira |
Orientador: | Ribeiro, Pollyanne Bicalho |
Palavras-chave: | Ensino;Gêneros discursivos;Dialogismo |
Data do documento: | 2018 |
Citação: | PAES, Francisco Cleyton de Oliveira. Ensino e aprendizagem do gênero resenha de filme no 9º ano do ensino fundamental. 2018. 215f. - Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação Profissional em Letras, Fortaleza (CE), 2018. |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo o ensino e a aprendizagem do gênero resenha de filme, a alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, por meio da aplicação de uma sequência didática (SD), baseada na metodologia de Dolz, Noverraz e Schnewly (2004). Para o aporte teórico deste trabalho, foram consideradas as noções de gênero em Bakhtin (2003), reapresentadas por Biasi-Rodrigues (2008), Fiorin (2017) e Marcuschi (2008). Com relação à noção de dialogismo, recorremos a Voloshinov/Bakhtin (2004), assim como às releituras de Bezerra (2010), de Barros e Fiorin (1994) e de Fiorin (2017). Já no tocante ao ensino de gêneros, apresentamos as considerações de Dolz e Schneuwly (2004) e de Biasi-Rodrigues (2008), além dos documentos oficiais: PCN e BNCC. Por fim, sobre o gênero resenha crítica e o seu ensino, consideramos Machado (1996), Antunes (2003), Marcuschi (2003) e Bronckart (2007). A metodologia envolve uma pesquisa-ação, conforme Gil (2008). A coleta de dados se deu pela aplicação de uma SD (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEWLY, 2004). Com a produção do gênero resenha crítica, o resultado da nossa análise mostrou uma evolução nas produções, constatando que os alunos se apropriaram do gênero resenha e ainda desenvolveram habilidades como opinar, avaliar, comentar, apreciar, revisar e reescrever. Entendemos, ainda, que, por intermédio da prática escrita, os resultados mostraram que houve um aprimoramento da condição de letramento dos alunos. |
Abstract: | The present work has as purpose the teach of critical review of film to students of the 9th grade of elementary school, through a didactic sequence based on the methodology of Dolz, Noverraz e Schnewly (2004). As theoretical framework, we appeal to the discursive genre perspective of Bakhtin (2003), reinterpreted by Biasi-Rodrigues (2008), Fiorin (2017) e Marcuschi (2008). With regard to concept to dialogism, we consider Voloshinov/Bakhtin (2004), as well as reinterpretation of Bezerra (2010), of Barros and Fiorin and of Fiorin (2017). With regard to concept to dialogism, we consider Voloshinov/Bakhtin (2004), as well as reinterpretation of Bezerra (2010), of Barros and Fiorin and of Fiorin (2017). Regarding the teach of discursive genders, we present the considerations of Dolz e Schneuwly (2004) e Biasi-Rodrigues (2008), in addition to official documents: PCN and BNCC. Lastly, about the critical review and you teaching, we considerate Machado (1996), Antunes (2003), Marcuschi (2003) e Bronckart (2007). The metodology involves a research-action, according to Gil (2008). Data collection was carried out by the application of a didactic sequence (DOLZ; NOVERRAZ; SCHNEWLY, 2004). With the production of critical review, the result of our analysis showed development the textual production, noting that students have appropriated of the critical review of film and still develop skill as to think, to evaluate, to comment, to appreciate, review and to rewrite. We understand, still, that, by means of the written practice, the results showed that there was an improvement in the students' literacy status. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39366 |
Aparece nas coleções: | PROFLETRAS - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_dis_fcopaes.pdf | 20,68 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.