Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39308
Tipo: | TCC |
Título: | Uso de experimentos e contextualização da eletricidade em turmas de 3º ano |
Autor(es): | Alves, Carlos Oscar Maia |
Orientador: | Oliveira, Ronaldo Glauber Maia de |
Palavras-chave: | Eletricidade;Métodos experimentais em educação;Educação no ensino público;Resistores;Lâmpadas incandescentes |
Data do documento: | 2018 |
Citação: | ALVES, C. O. M. Uso de experimentos e contextualização da eletricidade em turmas de 3º ano. 2018. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) - Instituto Universidade Virtual, Universidade Federal do Ceará, Caucaia, 2018. |
Resumo: | Este trabalho consistiu em uma realização de experimentos de eletricidade em sala de aula, pretendendo atestar os impactos desta prática na melhoria do processo ensino-aprendizagem. Para a mensuração dos efeitos, foram aplicados 3(três) blocos de perguntas relacionadas ao conteúdo de eletricidade lecionado tradicionalmente e através das demonstrações experimentais. O primeiro e o segundo bloco foram aplicados antes e depois das demonstrações experimentais. O terceiro bloco de questionamentos foi aplicado apenas uma vez, depois da realização de todos os experimentos (reais e virtuais). Pela análise dos dados obtidos, verificou-se uma tendência de melhoria na quantidade de acertos embora persistisse uma parcela significativa de alunos (as) continuando a responder errado. Entendeu-se que o pleno sucesso da utilização de demonstrações experimentais depende da existência de uma turma em que os estudantes apresentem disciplinamento e real interesse pelo aprendizado escolar e que esta é uma realidade que pode ser alcançada pelos profissionais docentes da rede pública. |
Abstract: | This work consisted in an experiment of electricity in the classroom, intending to attest to the impacts of this practice in the improvement of the teaching-learning process. For the measurement of effects, three blocks of questions related to the content of electricity traditionally taught and through the experimental demonstrations were applied. The first and second blocks were applied before and after the experimental demonstrations. The third question block was applied only once, after all the experiments (real and virtual). By analyzing the data obtained, there was a tendency to improve the number of correct answers, although a significant number of students continued to respond incorrectly. It was understood that the full success of the use of experimental demonstrations depends on the existence of a group in which the students present discipline and real interest for the school learning and that this is a reality that can be reached by the teachers of the public schools. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39308 |
Aparece nas coleções: | FÍSICA-LICENCIATURA (EaD) - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2018_tcc_comalves.pdf | 569,29 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.